MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Consumidor contesta dívida de cartão e acaba condenado em má-fé
Má-fé

Consumidor contesta dívida de cartão e acaba condenado em má-fé

Banco comprovou contratação do serviço com contrato assinado pelo cliente.

Da Redação

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Atualizado às 16:21

Consumidor que alegou desconhecer dívida de cartão de crédito acabou condenado por litigância de má-fé e terá de arcar com multa, honorários e custas processuais. A decisão é da 3ª turma recursal do TJ/BA.

 (Imagem: Mikhail Nilov/Pexels)

Cliente que mentiu sobre cartão de crédito é condenado em má-fé.(Imagem: Mikhail Nilov/Pexels)

O autor alegou que, ao tentar obter crédito no mercado, foi surpreendido com restrição em seu nome. Na ação, requereu a declaração de inexigibilidade da dívida e danos morais.

Já o banco Bradescard disse que não incorreu em ilegalidade, e que o homem era titular de cartão de crédito, conforme termo de adesão assinado por ela, o qual foi cancelado por inadimplência.

Em 1º grau, o juízo julgou o pedido da autora improcedente. A sentença considerou comprovada a contratação do cartão. "Em que pese a demandante ter formulado a pretensão objeto desta lide pautando-se em uma suposta restrição creditícia 'desconhecida' e indevida, os documentos anexados aos autos dão conta da existência de uma relação jurídica legítima estabelecida entre as partes." A autora foi condenada em má-fé, com multa no valor de 5% sobre o valor da causa.

Em recurso ao TJ, os magistrados mantiveram a condenação. O colegiado ainda considerou as circunstâncias robustecidas não só pelo acervo probatório, mas ainda pela insistência da recorrente em ver a lide manifestamente temerária rejulgada em razão do recurso.

Ela terá de arcar com multa e indenização de honorários no valor de 10% e 5%, respectivamente, sobre o valor atualizado da causa, e, ainda, com custas e honorários no valor de 20% do valor da causa ou do ganho pretendido - o que for maior.

Leia a súmula do julgamento.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...