MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/MG concede HC a devedor de pensão alimentícia em razão da covid-19
Prisão | Dívida alimentícia

TJ/MG concede HC a devedor de pensão alimentícia em razão da covid-19

Desembargadora do Tribunal mineiro considerou o aumento de casos e óbitos pela covid-19 e afirmou que é mais razoável suspender o decreto de prisão contra o devedor.

Da Redação

sexta-feira, 18 de março de 2022

Atualizado às 15:31

A desembargadora Ângela de Lourdes Rodrigue, da 8ª câmara Cível Especializada do TJ/MG, concedeu HC a devedor de pensão alimentícia, que estava em prisão civil. A magistrada considerou o estado pandêmico e concluiu ser mais razoável a suspensão do decreto de prisão até a apreciação do caso pelo colegiado.

 (Imagem: Getty Images)

Devedor de pensão alimentícia consegue HC em razão da pandemia.(Imagem: Getty Images)

No pedido de habeas corpus, o homem explicou que estava preso desde o dia 1º/2/22 e que sofre de síndrome de Wolff-Parkinson-White, além de diabetes, e que possui marca-passo no coração. Ele contou que toma vários medicamentos e que está sem trabalhar. Na Justiça, ele ainda argumentou que a segregação poderia causar danos irreversíveis para a sua saúde, inclusive com notório risco de ser infectado pela covid-19 no sistema prisional.

Ao analisar o caso, a relatora Ângela de Lourdes Rodrigues, lembrou entendimento do STJ que, em razão do avanço da vacinação e a flexibilização das medidas restritivas, não se justificava mais a suspensão da prisão fechada. No entanto, ela observou que, apesar do homem não negar a dívida, deve-se considerar atual momento e o aumento de casos da covid-19.

"É de conhecimento público que estamos vivenciando um novo aumento de casos e óbitos, de forma que se mostra mais razoável a suspensão do decreto de prisão até a apreciação deste habeas corpus pela Turma Julgadora. Recomenda-se que o paciente diligencie para solucionar o pagamento do débito até a apreciação pela turma julgadora."

Assim, deferiu liminar de habeas corpus para suspender prisão civil e expedir alvará de soltua.

A defesa foi feita pelo advogado Reinaldo de Araújo.

Veja a decisão.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.