MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/CE: De sete desembargadores eleitos, cinco são mulheres
Elas | Ceará

TJ/CE: De sete desembargadores eleitos, cinco são mulheres

O fato inédito é um marco na Justiça estadual e, segundo o tribunal, revela a força da mulher na magistratura cearense.

Da Redação

sexta-feira, 18 de março de 2022

Atualizado às 08:26

O Pleno do TJ/CE realizou um feito histórico no Judiciário estadual. Durante sessão nesta quinta-feira, 17, foram eleitos sete novos desembargadores, dos quais cinco são mulheres. Foram preenchidas três vagas pelos critérios de antiguidade e quatro por merecimento.

Por merecimento, as quatro vagas foram preenchidas por mulheres: juízas Rosilene Ferreira Facundo, Jane Ruth Maia de Queiroga, Sílvia Soares de Sá Nóbrega e Andréa Mendes Bezerra Delfino. Por antiguidade, foram eleitos os juízes Carlos Augusto Gomes Correia, José Evandro Nogueira Lima Filho e Maria Ilna Lima de Castro.

 (Imagem: Reprodução)

Cinco, do total de sete, desembargadores eleitos são mulheres no TJ/CE.(Imagem: Reprodução)

A presidente do TJ/CE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, parabenizou os novos desembargadores e ressaltou a importância do feito.

"É um dia histórico para o Poder Judiciário cearense, sobretudo porque, em pleno mês de março, elegemos cinco mulheres para integrar o Tribunal de Justiça alencarino. O crescimento da participação feminina na Corte é um reflexo da competência da mulher na sociedade, e ainda mostra que podemos ocupar qualquer função."

Ao final da sessão ocorreu o sorteio das vagas disponíveis na composição das câmaras de julgamento do Tribunal entre as magistradas e os magistrados escolhidos para ocupar os cargos de desembargador.

A 1ª câmara Criminal receberá Silvia Soares de Sá Nóbrega, enquanto a 2ª câmara Criminal contará com Maria Ilna Lima de Castro. Já Rosilene Ferreira Facundo e Andréa Mendes Bezerra Delfino irão compor a 3ª câmara Criminal. A 3ª câmara de Direito Privado terá a participação de Carlos Augusto Gomes Correia e de Jane Ruth Maia de Queiroga. Na 4ª câmara de Direito Privado, a vaga será preenchida por José Evandro Nogueira Lima Filho.

Procedimento de recusa

Durante a sessão, a chefe do Judiciário cearense votou pela instauração de procedimento de recusa do candidato à vaga por antiguidade de Francisco Chagas Barreto Alves. A presidente explicou que "como é de todos sabido, o magistrado foi punido com a pena de censura, através de processo administrativo disciplinar, por atos que violaram o dever de imparcialidade, violando regras de competência. A questão não pode ser ignorada", ressaltou.

A magistrada prosseguiu: "em passado ainda recente, todos vivenciamos o esforço do nosso TJ/CE para, cortando na própria carne, expurgar aqueles que não eram dignos da toga que envergava. Indispensável, portanto, manter o estado de vigilância. O controle do acesso ao Tribunal deve ser rigoroso. Somente podem ascender aqueles que possuam vida funcional ilibada e que possuam efetiva e inequívoca capacidade de zelar pela boa prestação jurisdicional. Desvios devem ser combatidos em qualquer estágio da carreira", concluiu.

Os integrantes da Corte acompanharam à unanimidade o voto da relatora. Portanto, fica suspenso o provimento da vaga de antiguidade, com reserva de vaga e preservada a antiguidade enquanto se processa o procedimento próprio da sessão.

Informações: TJ/CE.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...