MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ator não indenizará Mário Frias por chamá-lo de racista e sem talento
Danos morais

Ator não indenizará Mário Frias por chamá-lo de racista e sem talento

A discussão começou quando Frias disse no Twitter que um ativista negro "precisava de um bom banho".

Da Redação

segunda-feira, 21 de março de 2022

Atualizado às 13:44

O ator Armando Babaioff não indenizará o secretário de cultura Mário Frias após chamá-lo de "racista, otário e sem talento". Decisão é da juíza de Direito Camille Gonçalves Javarine Ferreira, do 6º JEC de Brasília/DF.

 (Imagem: Montagem Migalhas: Imagens: Pedro Ladeira/Folhapress | Mathilde Missioneiro/Folhapress)

Ator Armando Babaioff não terá de indenizar o secretário de cultura Mário Frias.(Imagem: Montagem Migalhas: Imagens: Pedro Ladeira/Folhapress | Mathilde Missioneiro/Folhapress)

Tudo começou quando Mário Frias postou no Twitter que o ativista negro Jones Manoel "precisava de um bom banho". Babaioff se indignou e respondeu o secretário de cultura na mesma rede social: "Sujo é você (...). Sujo, otário e racista". Em outra postagem, disse que Frias seria um "bosta (...) sem talento, sem caráter (...). R-A-C-I-S-T-A".

Depois disso, o secretário acionou a Justiça e pediu indenização pelos supostos danos morais sofridos.

Ao analisar o caso, a juíza pontuou que Frias, como ocupador de cargo público, sujeita-se ao escrutínio popular.

"Ao tratar da suposta ausência de talento ou de caráter do requerente, ou atribuí-lo a pecha de 'bosta', manifesta o requerido sua opinião pessoal, como cidadão, sobre o representante que não sente o representar."

Sobre Babaioff ter insinuado que Frias seria racista, a magistrada considerou notório que em nosso país há a incorreta e lamentável associação de afrodescendentes a aspectos negativos, tais como a sujeira.

"O preconceito segue latente na sociedade brasileira e não são raros os casos públicos em que tal associação é realizada, de modo criminoso. Diante disso, o próprio autor elucida que precisou contextualizar sua fala anterior, a qual seria metafórica, indicando que o terceiro em questão 'deveria 'tomar um banho' de caráter'. Significa dizer que o requerente não desconhece a potencial interpretação de que indicar que pessoa afrodescendente precisaria 'tomar um banho' - o que fez sem acréscimo da expressão 'de caráter' utilizada na petição inicial - leva à natural percepção de repetição da associação pejorativa em questão."

Assim, não reconheceu ato ilícito indenizável e julgou o pedido improcedente.

O escritório Ribeiro da Luz Advogados defende o ator na ação.

Leia a sentença.

_______

t

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...