MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Judiciário não atua de ofício, explica Fux em sessão
Atuação do Judiciário

Judiciário não atua de ofício, explica Fux em sessão

"Só queria explicar isso didaticamente porque parece que não é muito bem entendido", destacou o ministro durante sessão plenária.

Da Redação

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Atualizado às 19:40

Durante sessão plenária desta quarta-feira, 27o ministro Fux, do STFexplicou a atuação do Judiciário. Segundo o presidente do Supremo, a Justiça só se manifesta quando ela é provocada, uma vez que a jurisdição não é um ato que se possa exercer de ofício. O esclarecimento ocorreu para afastar alegações de falta de neutralidade por parte da Corte.

"A população se manifesta: 'por que o Judiciário está inerte diante dessa situação?' Porque o Judiciário só pode se manifestar quando provocado para evitar que se alegue a sua perda de neutralidade e isenção."

"Só queria explicar isso didaticamente porque parece que não é muito bem entendido", finalizou o ministro.

Assista ao vídeo: 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP