MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Terceirização: Fachin suspende decisão que não seguiu jurisprudência
Reclamação

Terceirização: Fachin suspende decisão que não seguiu jurisprudência

No caso em tela, Tribunal de origem considerou ilícita a terceirização de serviços.

Da Redação

terça-feira, 10 de maio de 2022

Atualizado às 14:22

O ministro Edson Fachin, do STF, acolheu pedido de uma empresa de serviços de gestão do relacionamento com clientes e deferiu liminar para suspender decisão que considerou ilícita a terceirização de serviços. O relator considerou que houve afronta ao conteúdo da Súmula Vinculante nº 10 e ao julgamento da ADPF 324, que validou a terceirização de atividade-fim.

 (Imagem: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Ministro Fachin é o relator do caso.(Imagem: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Na origem, a parte beneficiária ajuizou reclamação trabalhista, pela qual, mediante o parcial provimento do apelo, foi considerada ilícita a terceirização de serviços havida entre as empresas então reclamadas, sob o fundamento de que a empregada "desenvolveu atividades laborativas relacionadas às atividades fim dos tomadores de serviços, hipótese em que aplicou o entendimento contido no item I da súmula nº 331 do C. TST". Esgotadas as vias recursais, o processo transitou em julgado em 15/6/18.

No entanto, aponta-se que em sessão realizada em 30/8/18, o STF apreciou a ADPF 324 e o RE 958.252 (processo paradigma do Tema 725 da sistemática da repercussão geral), fixando tese "acerca da licitude da terceirização que tenha por objeto a atividade nuclear do tomador de serviços", razão pela qual a parte ora reclamante, com fundamento no art. 525, § 15, do CPC, propôs ação rescisória, a fim de rescindir a coisa julgada formada nos autos da ação trabalhista.

O TRT da 3ª região, entretanto, julgou improcedente a ação. Desta decisão a empresa acionou o STF alegando que houve afronta ao conteúdo da Súmula Vinculante nº 10, por não lhe ter declarado expressamente a inconstitucionalidade, em reserva de plenário, bem como deixado de observar o julgamento proferido na ADPF 324 e no RE 958.252 (Tema 725).

O relator do caso foi o ministro Edson Fachin. No que tange à suposta ofensa ao Tema 725 da sistemática da repercussão geral, o ministro considerou que a reclamação é inadmissível.

"A jurisprudência deste Supremo Tribunal Federal é firme em não admitir o processamento da reclamação proposta para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida antes de esgotados todos os instrumentos recursais nas instâncias ordinárias, de maneira que se possibilite a aplicação do entendimento fixado pela sistemática da repercussão geral."

S. Exa., porém, constatou que o entendimento adotado pelo Tribunal de origem na ação de conhecimento revela-se contrário ao que decidido pela Corte na ação de controle concentrado.

"Depreende-se, pois, em sede de análise liminar, que o pronunciamento impugnado não teria observado o teor da Súmula Vinculante 10. Verificada a presença do fumus boni iuris. Igualmente, também estaria suficientemente configurado o periculum in mora, dado o fundado receio de que a decisão ora combatida venha a produzir efeitos de cunho executivo."

Com efeito, deferiu a liminar para, até o julgamento definitivo da reclamação, suspender os efeitos do acórdão reclamado, proferido nos autos da ação rescisória.

Os advogados Joel Henrique Pereira da Cruz Silva e Felipe Sobreira Lacerda, do escritório Coelho & Morello Advogados Associados, atuam no caso.

Veja a decisão.

_______

t

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...