MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Antônia Fontenelle se torna ré por preconceito: "paraibada"
Crime de preconceito

Antônia Fontenelle se torna ré por preconceito: "paraibada"

Ao comentar as agressões do DJ em sua ex-esposa, Pamella Holanda, Fontenelle disse: "esses 'paraíbas' fazem um pouquinho de sucesso e acham que podem tudo".

Da Redação

terça-feira, 24 de maio de 2022

Atualizado às 16:40

A juíza de Direito Shirley Abrantes Moreira Régis, da 6ª vara Criminal de João Pessoa/PB, recebeu denúncia contra a atriz e youtuber Antônia Fontenelle pelo crime de preconceito. Ela foi denunciada pelo Ministério Público após comentários xenofóbicos sobre o caso DJ Ivis.

Ao comentar as agressões do DJ em sua ex-esposa, Pamella Holanda, Fontenelle disse: "esses 'paraíbas' fazem um pouquinho de sucesso e acham que podem tudo".

O comentário viralizou nas redes sociais e a youtuber recebeu uma chuva de críticas, que rebateu:

"Esse bando de desocupado aí da máfia digital que não tem nada o que fazer. Se juntaram para agora me acusar de xenofobia. De novo? Não cola! Já tentaram me acusar de xenofobia porque eu falei 'esses paraíba quando começam a ganhar um pouquinho de dinheiro acham que podem tudo'. 'Paraíba' eu me refiro a quem faz 'paraibada', pode ser ele sulista, pode ser ele nordestino, pode ser ele o que for. Se fizer paraibada, é uma força de expressão."

Na denúncia, o MP alegou que Antônia Fontenelle de Brito praticou discriminação contra o povo paraibano, destilando preconceito a um número indeterminado de pessoas.

Consta nos autos que em oitiva perante autoridade policial, a atriz afirmou que suas palavras foram exclusivamente destinadas ao DJ Ivis, dizendo, ademais, que nasceu no sertão do Piauí e sempre teve orgulho de suas origens.

Para o MP, diante da "inequívoca generalidade linguística e abstrato direcionamento ao povo paraibano", a acusada teria infringido o disposto no artigo 20, § 2º, da lei 7.716/89.

Ao decidir, a magistrada considerou o preenchimento dos requisitos formais elencados no artigo 41 do CPP e a ausência de qualquer das hipóteses do artigo 395 do aludido diploma legal, estando presentes suficientes indícios da autoria imputada e prova da materialidade delitiva.

Assim, recebeu a denúncia.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...