MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. População precisa de instrumentos para fiscalizar, afirma Bruno Dantas
X Fórum Jurídico de Lisboa

População precisa de instrumentos para fiscalizar, afirma Bruno Dantas

Para o vice-precidente do TCU, a lei de acesso à informação precisa funcionar também nos municípios.

Da Redação

terça-feira, 28 de junho de 2022

Atualizado às 16:35

Em entrevista à TV Migalhas, durante o X Fórum Jurídico de Lisboa, o vice-presidente do TCU, Bruno Dantas, avaliou a necessidade de criar uma ação para sintetizar o esforço em busca da transparência., como um ranking nacional para os municípios.

"Completamos 10 anos da lei de acesso à informação e o Poder Executivo Federal já se adaptou a ela. Mas não observamos a mesma coisa nos municípios."

Bruno explicou que o TCU pode liderar uma ação junto com os tribunais de contas dos estados e fazer com que a lei de acesso a informação chegue nos municípios.

"O Brasil não se pode dar ao luxo de ter apenas o TCU e os TCEs como entidade fiscalizadora. Precisamos ter 215 milhões de auditores, que são os concidadãos que precisam ter instrumentos para fiscalizar seus governantes."

Ainda, o vice-presidente do TCU explicou que o TCU é uma casa que tem mais de 100 anos e vem ao longo do tempo sedimentando uma cultura de boa gestão. Bruno Dantas acredita em cultura consensual para o TCU. Assista:

O evento

De 27 a 29 de junho de 2022 será realizado, em Portugal, o X Fórum Jurídico de Lisboa. Em sua décima edição, o evento tem como mote "Governance da Ordem Jurídica em Transformação". Também estarão em debate temas como liberdades individuais, crise da democracia na geopolítica global, transformações econômicas, meio ambiente, novas tecnologias e desafios do Estado regulador. O objetivo é promover o diálogo entre Brasil e Portugal a partir de uma perspectiva de governança em contínua transformação. O Congresso é realizado pelo IDP, pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa e pela FGV.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...