MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB/SP pede suspensão dos prazos até que e-SAJ normalize
Instabilidade no sistema

OAB/SP pede suspensão dos prazos até que e-SAJ normalize

A entidade entrou com petições individuais em todas as comarcas na última sexta-feira, 22, para evitar prejuízos a profissionais da advocacia e seus clientes em ações em curso.

Da Redação

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Atualizado em 26 de julho de 2022 10:30

A OAB/SP iniciou uma mobilização em todo o Estado de São Paulo para suspender os prazos dos processos vinculados ao TJ/SP, até que o e-SAJ - sistema de peticionamento eletrônico e acesso aos autos - volte a funcionar normalmente. A entidade entrou com petições individuais em todas as comarcas na última sexta-feira, 22, para evitar prejuízos a profissionais da advocacia e seus clientes em ações em curso. Cerca de 150 subseções prepararam os pedidos e, até o momento, em cerca de 92 cidades o pedido já foi requerido.

De acordo com a petição da OAB/SP, desde o fim de junho, o e-SAJ apresenta instabilidade, prejudicando o peticionamento eletrônico e o pronto acesso aos autos pelos advogados, o que oferece risco aos direitos dos cidadãos que pleiteiam ou discutem demandas na Justiça estadual, "inviabilizando o exercício da advocacia e dificultando o acesso à Justiça".

Contudo, de acordo com a entidade, o problema no sistema se agravou a partir do dia 18 de julho. Nesta ocasião, o TJ/SP suspendeu todos os prazos, porém, no dia seguinte, a contagem de alguns prazos foi retomada, sem que o e-SAJ estivesse reestabelecido completamente.

Desde então, a seccional paulista vem pleiteando junto ao Tribunal a suspensão de todos os prazos. "Diante da insensibilidade do TJ/SP, a advocacia se mobilizou para atender ao interesse público e nossas lideranças vão pedir a suspensão dos prazos em cada comarca, até que o sistema esteja estabilizado e, também, para reparar danos que já tenham ocorrido", afirmou o vice-presidente da OAB/SP, Leonardo Sica.

"Para que os cidadãos não tenham o seu direito à prestação jurisdicional prejudicado, é necessária a garantia do efetivo acesso das partes e seus procuradores aos autos durante seu prazo processual, pelo que, requer a suspensão dos prazos processuais em curso, nos autos em trâmite nesta comarca, a partir do dia 18 de julho de 2022 (inclusive) até que se estabilize o sistema e-SAJ", relata trecho da petição.

A seccional afirma que não há dúvidas de que o TJ/SP está "empenhado em solucionar o problema", de "complexidades técnicas consideráveis". "Estamos pedindo que os juízes formem grupos de trabalho, para que possamos auxiliar o Judiciário na solução dessa grave crise de acesso à Justiça", finaliza Leonardo Sica.

 (Imagem: Freepik)

OAB/SP pede suspensão dos prazos até que e-SAJ normalize.(Imagem: Freepik)

 

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS