MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ausência em audiência por falta de vacina da covid-19 gera confissão
Interesse público | Vacinação

Ausência em audiência por falta de vacina da covid-19 gera confissão

Norma oferece a alternativa de apresentar PCR negativo àqueles que optaram por não se vacinar, e, mesmo assim, homem não compareceu ao tribunal.

Da Redação

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Atualizado às 14:09

A 11ª turma do TRT da 2ª região manteve sentença que aplicou a pena de confissão de matéria de fato a trabalhador que faltou à audiência por ter sido impedido de entrar no fórum por não apresentar comprovante de vacinação ou teste RT-PCR negativo. O voto condutor foi do desembargador Flavio Villani Macedo.

Segundo os desembargadores, deve prevalecer o interesse público primário à saúde sobre a garantia individual e não absoluta daquele que não se imuniza para covid-19 nem apresenta teste negativo para a doença.

Em seu voto, o relator lembra que o ato normativo do tribunal, que exige prova de imunização ou teste RT-PCR, foi amplamente divulgado, é enfático e vale para todos os que pretendem ingressar nas unidades do órgão. Por isso, não há que se falar em arbitrariedade para essa regra.

Para ele, além de o ato interno ser análogo a normas aplicadas pelo STF e TST, o documento democraticamente oferece alternativa - teste negativo - àqueles que optaram por não se vacinar.

 (Imagem: Freepik)

Trabalhador que faltou à audiência por ter sido impedido de entrar no fórum por não apresentar comprovante de vacinação ou teste RT-PCR negativo.(Imagem: Freepik)

Ao decidir, o magistrado cita julgado do STF que fixa tese de que inexistem direitos absolutos e autoriza órgãos estatais a adotar medidas restritivas em razão do interesse público ou do princípio de convivência das liberdades. Também menciona jurisprudência recente da Suprema Corte específica sobre vacinação.

No processo, o trabalhador não comprova que esteve no prédio onde houve a audiência e ficou demonstrado que o advogado também não compareceu, nem informou ao juízo os motivos da ausência do homem.

"Ao se admitir que o autor lá esteve, isso faz por tornar insubsistente a tese de que não houve intimação pessoal acerca da aplicação da confissão."

Com a decisão, o trabalhador não conseguiu anular a sentença e a instrução processual não foi reaberta.

Informações: TRT-2.

 

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...