MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Justiça arquiva investigação contra ex-presidente da Cohab de Bauru/SP
Operação João de Barro

Justiça arquiva investigação contra ex-presidente da Cohab de Bauru/SP

A investigação apurava suposto desvio de valores por intermédio de acordo celebrado entre a Cohab e construtora.

Da Redação

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Atualizado às 09:59

O Gaeco - Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Bauru/SP pediu arquivamento do PIC - procedimento investigatório criminal que apurava os delitos de peculato e organização criminosa na operação João de Barro. A investigação envolvia Edison Gasparini, ex-presidente da Cohab - Companhia Habitacional de Bauru, e representantes da construtora GCE S/A. Na sequência, o juiz de Direito Fábio Correia Bonini, da 4ª vara Criminal do município, homologou o pedido e determinou o arquivamento da investigação.

O PIC investigava suposto desvio de valores por intermédio de acordo celebrado entre a Cohab e a construtora GCE S/A. O entendimento do juiz se baseou na manifestação do Gaeco pelo arquivamento, em razão da ausência de justa causa para a ação penal.

O advogado de Edison Gasparini, Leonardo Magalhães Avelar (Avelar Advogados), esclareceu que "após longa investigação, com a realização de inúmeras diligências investigatórias, restou comprovada a regularidade da operação realizada e a consequente atipicidade da conduta de Edison Gasparini, o que motivou o arquivamento do PIC".

A operação João de Barro foi deflagrada em dezembro de 2019, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão. O fundamento inicial da investigação foram quatro acordos firmados pela Cohab-Bauru com construtoras no âmbito de processos judiciais.

Por fim, o profissional esclareceu que:

"Mais uma vez, restou comprovada a lisura na administração da Cohab de Bauru e a inocência de Edison Gasparini, o que motivou o arquivamento do segundo procedimento investigatório criminal."

 (Imagem: Reprodução/YouTube)

Justiça arquiva investigação contra ex-presidente da Cohab de Bauru/SP.(Imagem: Reprodução/YouTube)

Veja a decisão.

Avelar Advogados

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA