MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF julga rescisória sobre cobrança de IOF em ativos financeiros
Supremo | Sessão

STF julga rescisória sobre cobrança de IOF em ativos financeiros

O julgamento será retomado na sessão plenária da próxima quarta-feira, 28.

Da Redação

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Atualizado em 23 de setembro de 2022 13:06

Nesta quinta-feira, 22, o STF começou a julgar ação rescisória referente à cobrança de IOF sobre ativos financeiros de uma empresa de metais.

A União, autora da ação, alega que a matéria daquele recurso, julgado pelo ministro Maurício Corrêa (falecido) não era a inconstitucionalidade dos incisos II e III do art. 1º da lei 8.033/90, que trata sobre transmissão de ouro como ativo financeiro, mas sim a inconstitucionalidade da incidência do IOF sobre títulos e valores mobiliários.

Nesta tarde, o ministro Edson Fachin, relator, concluiu estar presentes pressupostos e requisitos para a ação rescisória. Nesse sentido, votou pela procedência da demanda para desconstituir decisão anteriormente proferida. No mais, determinou um novo julgamento do recurso. A ministra Cármen Lúcia acompanhou o entendimento. 

Segundo a votar, o ministro Alexandre de Moraes divergiu em parte do relator. O ministro entendeu pela procedência da ação para desconstituir a decisão e, no mérito, desde já, negar provimento ao RE e reestabelecer a decisão do Tribunal regional que reconheceu a incidência do IOF sobre títulos e valores mobiliários.

 (Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

STF começa a julgar ação rescisória acerca da cobrança de IOF sobre ativos financeiros.(Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

O caso

Trata-se de ação rescisória buscando derrubar decisão proferida no RE que conheceu e deu provimento ao pedido de uma empresa de metais para reconhecer a "inconstitucionalidade dos arts. 1º, 3º e 9º da lei 8.033/90, com a consequente declaração de inexistência de qualquer relação jurídica constitucionalmente válida que obrigasse a empresa aos efetivos recolhimentos de IOF sobre seus ativos financeiros".

Alega a União que "a matéria do próprio RE não era a inconstitucionalidade dos incisos II e III do artigo 1º da lei 8.033/90, como, equivocadamente, nele afirmado, mas, isto sim, a inconstitucionalidade da incidência do IOF sobre títulos e valores mobiliários (aplicações em "over night", etc.), instituído pelo art. 1º, inciso I, da mesma lei".

Em resumo, discute-se, no STF, se estão presentes os pressupostos e requisitos de cabimento da ação rescisória e se o acórdão rescindendo incide nas hipóteses de defeito indicadas pelo autor.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA