MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ: Análise sobre prescrição de ato praticado por cartorário é adiada
Pedido de vista

CNJ: Análise sobre prescrição de ato praticado por cartorário é adiada

O julgamento foi adiado por pedido de vista do conselheiro Mário Henrique Aguiar Goulart Ribeiro Nunes Maia.

Da Redação

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Atualizado em 19 de outubro de 2022 14:31

Nesta terça-feira, 18, após pedido de vista, o CNJ adiou julgamento que analisam prazo prescricional de atos praticados por notários e registradores. Até o momento, o corregedor Luis Felipe Salomão, relator, votou por aplicar por analogia os prazos prescricionais previstos no art. 142 da lei 8.112/90. Por outro lado, o conselheiro Marcos Vinícius Jardim Rodrigues abriu divergência ao entender que legislação estadual estabelece o prazo prescricional. 

Entenda

Há processos contra um cartorário por erros na atividade registral de imóveis, uma vez que a fiscalização verificou uma série de irregularidades praticadas por ele. A Comissão Processante Disciplinar opinou pela aplicação da sanção administrativa de suspensão pelo prazo de 90 dias.

Contra esta decisão, o delegatário interpôs recurso sustentando prescrição do feito. A tese foi acolhida pelo Conselho da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro ao entender que teria ocorrido prescrição entre a prática dos fatos e a instauração do PAD.

 (Imagem: Luiz Silveira/Agência CNJ)

Pedido de vista adia análise sobre prescrição de atos praticados por cartorário.(Imagem: Luiz Silveira/Agência CNJ)

Voto do relator

Incialmente, ao realizar o julgamento conjunto dos processos, o corregedor Luis Felipe Salomão, relator, pontuou que "há competência do CNJ para julgar recurso administrativo quando ocorre ilegalidade ou teratologia".

No tocante a prescrição, o ministro explicou que o regime de prestação dos serviços extrajudiciais de notas e registrais em caráter privado e mediante delegação tem como norma fundamental o art. 236 da CF/88 e a lei Federal 8.935/94 fixou os deveres e penalidades a que estão sujeitos os notário e registradores sem, no entanto, dispor acerca dos prazos prescricionais.

Assim, asseverou que diante da ausência de previsão de prazo prescricional para notários e registradores, deve ser aplicado, por analogia, a lei 8.112/90 que trata do regime jurídico único dos servidores públicos civis da União. "Deve o vazio legislativo da lei dos notários quanto ao prazo prescricional e o termo inicial, ser preenchido por lei de igual origem que é a lei 8.112/90", destacou.

Nesse sentido, negou provimento ao recurso administrativo e propôs a seguinte tese:

"Há no ato administrativo do judiciário local manifesta ilegalidade autorizando a intervenção do Conselho. E, cabe ao CNJ aplicar por analogia a previsão de prazos prescricionais do 142 da lei 8.112/90 para sanções disciplinares a notários e registradores previstas na lei 8.935/94."

Voto da divergência

Em contrapartida, o conselheiro Marcos Vinícius Jardim Rodrigues destacou que, no caso, "não vislumbra ilegalidade ou sequer irregularidade apta à intervenção do CNJ"Segundo ele, está correta a posição do TJ/RJ que estabeleceu em seu regramento interno da corregedoria a referência a legislação estadual que estabelece o prazo prescricional para esse exercício da função fiscalizatória. 

Posteriormente, o julgamento foi adiado devido ao pedido de vista do conselheiro Mário Henrique Aguiar Goulart Ribeiro Nunes Maia.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...