MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ: Juiz inimigo de parte ou advogado é suspeito em qualquer processo
Direito privado

STJ: Juiz inimigo de parte ou advogado é suspeito em qualquer processo

3ª turma anulou prisão por dívida de alimentos pois o juiz que decretou a medida se declarou suspeito em um caso da mesma parte.

Da Redação

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Atualizado em 27 de outubro de 2022 17:01

A 3ª turma do STJ anulou prisão civil de devedor de alimentos ao considerar que o juiz que decretou a medida já havia se declarado suspeito em outro processo envolvendo a mesma parte.

O colegiado fixou que não é lícito ao juiz que litiga contra a parte ou advogado que reconhecidamente é seu inimigo, decretar sua prisão por dívida de alimentos, eis que a questão relativa à quebra de neutralidade e imparcialidade é antecedente ao exame de mérito da questão.

 (Imagem: Freepik)

Juiz inimigo de parte não pode decretar prisão por pensão.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, a relatora, ministra Nancy Andrighi ressaltou que é ilícito o juiz presidir processo que envolva a parte ou o advogado com quem litiga, na medida em que se trata de impedimento absoluto, pois ligado às partes ou ao seus representantes, razão pela qual existe a real possibilidade de comprometimento da neutralidade e imparcialidade em relação a quaisquer causas que porventura os envolva.

"Ainda que, nas ações penais publicas condicionadas à representação ou nas incondicionais, o juiz não seja, tecnicamente, o autor da ação penal em face da parte de seu advogado, impõe-se o reconhecimento de sua suspeição com base no art. 145, inciso I, do CPC., especialmente quando se repreende do contexto fático a existência de evidente inimizade."

Para a magistrada, o juiz que reconheceu a sua suspeição com fundamento em inimizade com a parte ou advogado, tem a sua neutralidade e imparcialidade comprometidas em relação a quaisquer processo que os envolvam, ainda que a suspeição apenas tenha sido reconhecida em um desses processos.

"Uma vez lançado, em algum dos processos que envolvam as partes ou advogados em conflito com o julgador, produzem efeitos expansivos em relação aos demais processos, inviabilizando a atuação do juiz em quaisquer deles, independentemente de expressa manifestação em cada um dos processos individualmente."

A ministra observou que, em 2002, impedido de alvará judicial requerido pelo paciente, o juiz ainda sim decretou sua prisão civil por dívida de alimentos em outro processo em maio de 2022, vindo a reconhecer seu impedimento na execução de alimentos apenas em agosto de 2022.

"Não é lícito ao juiz que litiga contra a parte ou advogado que reconhecidamente é seu inimigo, decretar sua prisão por dívida de alimentos, ainda que, por hipótese, esteja presente os requisitos para adoção de medida coativa extrema, eis que a questão relativa à quebra de neutralidade e imparcialidade é antecedente ao exame de mérito da questão."

Assim, a ministra considerou que a decisão que decretou a prisão civil do paciente é nula, e concedeu a ordem de ofício.

A decisão foi unânime.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...