MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Justiça manda Unimed cobrir procedimentos cirúrgicos via robótica
Saúde

Justiça manda Unimed cobrir procedimentos cirúrgicos via robótica

Para magistrado, o contrato estabelece a cobertura para a doença, não cabendo à operadora restringir ou limitar procedimentos.

Da Redação

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Atualizado às 12:42

Plano de saúde que se recusou a custear tratamento prescrito pelo médico especialista e autorizou apenas procedimento diverso do indicado deverá autorizar cirurgia como o receitado. A decisão é do juiz de Direito Jefferson Felix de Melo, da 19ª vara Cível de Recife/PE, que ressaltou que não se admite interferência do convênio para esse fim, muito menos a exclusão do procedimento.

De acordo com os autos, um homem foi diagnosticado com câncer de próstata localizado, e para o tratamento do seu quadro clínico, o médico especialista indicou a necessidade de realização de procedimentos cirúrgicos via robótica a serem realizado no hospital da Unimed.

Entretanto, após o paciente apresentar toda documentação ao convênio através de requisição administrativa, o plano de saúde aprovou a realização de procedimento diverso do prescrito pelo médico assistente. Assim, o homem pediu a tutela de urgência para efeito de determinar que a operadora arque com os custos necessários à realização imediata do tratamento cirúrgico prescrito, bem como que garanta a internação e todo o tratamento para a plena recuperação de sua saúde.

 (Imagem: Freepik.)

Plano não pode recusar e prescrever tratamento diverso do indicado pelo médico especialista.(Imagem: Freepik.)

Em decisão, o magistrado analisou como descabida a negativa do custeio do procedimento cirúrgico na forma prescrita pelo médico assistente, na medida em que o contrato estabelece a cobertura para a doença, não cabendo à operadora restringir ou limitar tratamento.

"Não pode o plano de saúde demandado prever cobertura para tratamento da moléstia que acomete o autor, como no caso, e se recusar a autorizar a realização do procedimento em si na forma prescrita pelo médico assistente, sob pena de a cobertura da doença não ser, como deveria, uma realidade."

Ademais, o juiz reiterou que o contrato deve se ajustar aos avanços da medicina, cabendo ao profissional da área a indicação do tratamento adequado a seu paciente, não se admitindo interferência do convênio para esse fim, muito menos a exclusão do procedimento indicado, sob pena de violar o próprio objeto contratado, qual seja, a proteção da vida e da saúde do segurado.

Portanto, deferiu o pedido de tutela de urgência, e determinou que o convenio autorize e custeie no prazo de 48h o tratamento cirúrgico prescrito sob pena de multa diária de R$ 5 mil limitada ao valor da causa.

O escritório Tenorio da Silva Advocacia atua no caso.

  • Processo: 0164165-61.2022.8.17.2001

Confira aqui a decisão.

Tenorio da Silva Advocacia

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...