MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juíza nomeia empresa para vistoriar e-mails das Americanas
Caso Americanas

Juíza nomeia empresa para vistoriar e-mails das Americanas

A decisão determinou, também, o sigilo processual em relação aos documentos, e-mails, demais dados que vierem a ser apreendidos.

Da Redação

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Atualizado em 2 de fevereiro de 2023 08:18

Nesta quarta-feira, 1º, a juíza de Direito Andréa Galhardo Palma, da 2ª vara Empresarial de São Paulo, negou recurso das Americanas que pedia para suspender as investigações na empresa. A decisão, em ação movida pelo Bradesco, também indicou que a empresa Kroll realize vistoria nos computadores e e-mails da varejista. 

Ao decidir, a magistrada considerou "o interesse público na apuração dos fatos em questão, que será beneficiado pelo incremento da transparência sobre as provas aptas a demonstrarem as alegadas fraudes e compartilhamento dos dados com a autoridade administrativa competente".

A juíza decretou, ainda, o sigilo processual em relação aos documentos, e-mails, demais dados que vierem a ser apreendidos. O sigilo perdurará até que seja feita uma triagem por um expert nomeado.

Todavia, "por razões de interesse público e transparência", os demais atos processuais permanecerão públicos.

Leia a íntegra da decisão. 

 (Imagem: Kevin David/A7 Press/Folhapress)

Juíza nega recurso das Americanas e nomeia empresa para vistoriar e-mails da varejista. (Imagem: Kevin David/A7 Press/Folhapress)

Entenda

Como se sabe, no último dia 11 de janeiro a Americanas divulgou fato relevante consistente na identificação de "inconsistências contábeis", proveniente da operação risco sacado, de aproximadamente R$ 20 bilhões, em números preliminares.

Em  19 de janeiro, a varejista teve o pedido de recuperação judicial aprovado na Justiça do RJ.

Na Justiça de SP, o Bradesco ingressou com ação de produção antecipada de provas contra a Americanas alegando ser um dos maiores credores da empresa, com aproximadamente R$ 4,7 bilhões.

A financeira sustenta que, a despeito das justificativas apresentadas por representantes da empresa, os diretores, conselheiros, acionistas e auditores permitiram que uma fraude contábil de gigantescas dimensões ocorresse em uma das maiores empresas do Brasil.

Assim sendo, o Bradesco diz que é necessário identificar e demandar os agentes individuais que contribuíram para a consumação da fraude: os administradores, que participaram da elaboração das demonstrações financeiras adulteradas e os acionistas, que aprovaram referidos documentos financeiros.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.