MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Associação poderá cultivar cannabis para produção de óleo medicinal
Cannabis

Associação poderá cultivar cannabis para produção de óleo medicinal

A decisão permite que a associação importe sementes de cannabis para plantio e torna possível a realização de pesquisas com o grupo de pacientes da entidade.

Da Redação

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Atualizado às 13:34

A Associação de Cannabis Medicinal de Santa Catarina (Santa Cannabis) obteve uma autorização judicial para cultivo de maconha e produção de óleo para tratamento dos associados que tenham indicação clínica de uso. A sentença é do juiz Federal Leonardo Cacau dos Santos La Bradbury, da 2ª vara da Justiça Federal em Florianópolis, e foi proferida no dia 16, em uma ação civil pública contra a União e a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A decisão permite que a associação importe sementes de cannabis para plantio e torna possível a realização de pesquisas com o grupo de pacientes da entidade. As proibições da Anvisa referentes a finalidades distintas das autorizadas pela sentença permanecem aplicáveis à associação.

A Santa Cannabis alegou que o uso medicinal da planta é uma realidade internacional e que no país existem milhares de pessoas com prescrição médica para utilização do óleo. A substância seria eficaz, por exemplo, para tratamento de várias doenças, como casos de epilepsias infantis de controle difícil. Atualmente, a única alternativa para pacientes com prescrição médica é a obtenção de uma Autorização Excepcional de Importação da Anvisa. Segundo a associação, o custo médio mensal do medicamento importando é de cerca de R$ 3,5 mil, que não pode ser suportado pela maioria dos pacientes.

 (Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress)

Associação obtém licença para cultivar cannabis e produzir óleo com finalidades medicinais.(Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress)

"Deve ser destacado que não há controvérsia acerca das propriedades medicinais [da planta], que são reconhecidas pelas rés", observou o Bradbury. "Ocorre que as discussões no âmbito administrativo arrastam-se há anos, sem que se aproxime de uma regulamentação específica; por outro lado, os pacientes que necessitam da cannabis para tratamento de sua saúde ficam sem ter uma forma adequada de obtê-la", afirmou o juiz.

"Embora não tenha havido a liberação do cultivo de Cannabis para fins medicinais, como pretende a autora, é inegável que a novel regulamentação representa um avanço, e demonstra que a Administração Pública não está omissa no tema mas, ao contrário, encontra-se comprometida em assegurar a utilização desses produtos de forma responsável, segura e consentânea com o atual estágio técnico-científico."

Para o magistrado, a demora da atualização das regras acerca da cannabis "constitui omissão por parte da Administração, a ponto de causar prejuízo à saúde pública". A sentença cita precedentes do STJ salvo-condutos, que impedem a prisão, para autorizar o plantio individual para tratamento de saúde.

Veja a decisão.

Informações: TJ/SC.

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...