MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministra do TSE aborda fraude em cotas para mulheres na política
8 de março - Dia Internacional da Mulher

Ministra do TSE aborda fraude em cotas para mulheres na política

Maria Claudia Bucchianeri levanta o debate: neste caso, quem deve ser responsabilizado: a mulher "dona" do mandato falso ou o presidente do partido?

Da Redação

terça-feira, 7 de março de 2023

Atualizado às 09:17

O modelo eleitoral brasileiro trabalha com reserva de candidatura. Isso significa que toda vez que o partido político apresenta lista de candidatos, ele tem que reservar 30% para um dos sexos - e, infelizmente, o minoritário é o feminino, invariavelmente. Mas, em muitas situações, essas candidatas não são reais. Os 30% de mulheres são candidatas em algumas vezes fictícias. É isto o que aponta a ministra Maria Claudia Bucchianeri, do TSE.

Em entrevista à TV Migalhas, ela destaca que há, na Justiça Eleitoral, o fenômeno das candidaturas fictícias. São mulheres cujos nomes são lançados lá para cumprir a cota; não fazem campanha, não pedem dinheiro, ou buscam voto a um homem, parente, pai, marido, presidente do partido.

O problema tem sido reprimido com muito rigor pelo TSE, destaca a ministra.

E o tribunal enfrenta outro debate: nestes casos, quem deve ficar inelegível? Quem causou este problema? A própria candidata falsa, ou o presidente do partido?

Bucchianeri pontua que, muitas vezes, a mulher é copartícipe da fraude - quer dizer, recebe vantagens financeiras para emprestar seu nome. Mas há outras em que as mulheres são vítimas - elas sequer sabem que seus nomes estão sendo usados, ou são chantageadas e coagidas.

Confira a entrevista:

Ao falar com o Migalhas, a ministra Maria Claudia destacou que as eleições de 2022 foram as primeiras em que vigorou a lei 14.192/21, de combate à violência política contra a mulher.

"Uma vitória nossa, que criminaliza comportamentos de assédio, silenciamento, perseguição das nossas candidatas e das nossas mandatárias, numa tentativa de tornar o ambiente político menos inóspito, e aumentar a presença feminina nos espaços de poder."

Assista:

"O que a gente espera é que, daqui para frente, as mulheres se sintam mais protegidas no seu direito de fazer campanha."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...