MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Toffoli derruba vínculo de emprego entre associada e Nelson Wilians
Vínculo de emprego

Toffoli derruba vínculo de emprego entre associada e Nelson Wilians

Ministro citou precedentes em que o STF reconheceu a licitude da contratação de autônomo por meio de pessoa jurídica.

Da Redação

terça-feira, 7 de março de 2023

Atualizado às 14:54

O STF já decidiu pela licitude da "pejotização" - contratação de profissional autônomo por meio de pessoa jurídica, especialmente em caso de ausência da condição de vulnerabilidade na opção pelo contrato firmado na relação jurídica estabelecida. Sob este entendimento, o ministro Dias Toffoli, do STF, julgou procedente reclamação de advogados e cassou decisão que havia reconhecido vínculo trabalhista entre advogada associada e a sociedade de advocacia.

No caso, o escritório alegou a existência de contrato de associação válido entre uma advogada e a sociedade. Mas o TRT da 1ª região entendeu que havia vínculo trabalhista, nos moldes definidos pela CLT.

Em recurso, a banca argumentou que, em se tratando de relação civil, sequer caberia à JT apreciar a validade do contrato, ainda que alegada a existência de elementos caracterizadores de vínculo empregatício. Disse, ainda, que, além de existir autorização legal para a contratação mediante contrato civil de associação, a Suprema Corte já se manifestou (ADPF 324, ADC 48 e ADI 5625) acerca da possibilidade de existirem outros regimes de contratação, que não unicamente o previsto na CLT.

 (Imagem: Freepik)

Ministro Toffoli cassa decisão que havia reconhecido vínculo de emprego entre advogada e escritório.(Imagem: Freepik)

Ao decidir, o ministro citou precedentes da Suprema Corte, entre eles o julgamento referente ao tema 725 de repercussão geral, em que a Corte concluiu pela constitucionalidade da terceirização de atividade fim.

Citou, ainda, julgado em que a Corte apreciou a temática da "pejotização" (Rcl 47.843), no qual ficou definida a licitude da contratação de autônomo por meio de PJ, especialmente se não há condição de vulnerabilidade - como concluiu ser a hipótese dos autos.

Julgou, portanto, procedente a reclamação, cassando a decisão reclamada.

A reclamação foi interposta pelo escritório Nelson Wilians Advogados.

Leia a decisão.

Nelson Wilians Advogados

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA