MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juíza determina que shopping preste contas de locação a lojistas
Prestação de contas

Juíza determina que shopping preste contas de locação a lojistas

Magistrada considerou que tendo as lojistas firmado contrato de locação, pode ela exigir prestação de contas em relação à administração do condomínio.

Da Redação

terça-feira, 14 de março de 2023

Atualizado às 18:52

A juíza de Direito Graziela Gomes dos Santos Biazzim, da 2ª vara Cível de Votorantim/SP, condenou um shopping a prestar contas de locação e fundo de promoção a duas lojas de roupas. Segundo a magistrada, o shopping tem o dever de apresentar os referidos documentos, uma vez que é "administrador dos recursos cobrados dos lojistas locatários no tocante aos acessórios da locação".

Na Justiça, as lojistas alegaram possuir relação locatícia com o shopping. E, devido a uma possível inconsistência quanto às cobranças a título de condomínio, pleitearam que o estabelecimento apresente prestação de contas de locação, bem como fundo de promoção. Em defesa, o shopping sustentou que disponibilizou os documentos solicitados.

 (Imagem: Freepik)

Juíza determina que shopping preste contas de locação a lojistas.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, a magistrada destacou que o prévio requerimento administrativo não é condicionante ao exercício do direito de ação, como há muito tem sido entendido por nossos tribunais. "Acrescenta-se ainda ao caso que, eventual disponibilização prévia à parte autora não afastaria o direito da parte locatária em pleitear a prestação de contas quanto aos valores principais ou acessórios que entenda necessários", afirmou. 

No mais, a juíza explicou que tendo a parte autora firmado contrato de locação de estabelecimento comercial em shopping center administrado pela parte ré, pode ela exigir prestação de contas em relação à administração do condomínio.

Nesse sentido, concluiu que o shopping tem o dever de prestar conta, uma vez que é administrador dos recursos cobrados dos lojistas locatários no tocante aos acessórios da locação, "consistentes em despesas de condomínio, fundo de promoção e propaganda, fundo de reserva, despesas ordinárias e extraordinárias, bem como as despesas específicas (água, energia, esgoto etc.)".

Por fim, julgou procedente o pedido das lojas para determinar que shopping preste todas as contas da locação.

O escritório MSA Advogados e Partners atua na causa.

Leia a sentença do processo 1004698-51.2021.8.26.0663.

Leia a sentença do processo 1003016-61.2021.8.26.0663.

MSA Advogados e Partners

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA