MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juíza transfere de cidade professora vítima de violência doméstica
Agressão

Juíza transfere de cidade professora vítima de violência doméstica

Segundo a magistrada, a medida têm o "propósito de garantir à autora a preservação do direito à vida, à integridade física, à segurança, ao trabalho e à família".

Da Redação

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Atualizado às 15:31

Após ser vítima de violência doméstica e perseguida pelo ex-companheiro, uma professora universitária conseguiu, na Justiça, a transferência de seu local de trabalho. A decisão é da juíza Federal Karen Regina Okubara, da 1ª vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Rondonópolis/MT, a qual concluiu ser necessária a remoção da servidora para outra localidade, "sobretudo para lugar no qual encontre apoio familiar e emocional".

O caso

A mulher, professora da UFR - Universidade Federal de Rondonópolis, alega possuir grave quadro de depressão e ser vítima de violência doméstica do ex-companheiro. Segundo ela, em 2018, quando começou a se relacionar com o ex, ele utilizou os dados dela para abrir contas em bancos, solicitar empréstimo e até mesmo comprar automóveis de luxo. 

A professora sustentou, ainda, que foi agredida fisicamente pelo ex e que ela e seus familiares passaram a ser perseguidos por ele. Diante disso, na Justiça, pleiteou sua transferência para a UFG - Universidade Federal de Goás. 

 (Imagem: Freepik)

Juíza transfere de cidade professora universitária ameaçada pelo ex-companheiro. (Imagem: Freepik)

Na análise do caso, a magistrada destacou que "o instituto da remoção é elencado como possível medida a ser adotada para garantir a assistência à mulher/servidora pública que se encontre em situação de violência doméstica e familiar".

"Para além das hipóteses previstas no art. 36, III, da lei 8.112/90 - que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores civis da União - há permissivo legal para que a servidora pública que esteja em comprovada situação de violência doméstica e familiar seja prioritariamente removida."

Pontuou, ainda, que no caso é evidente a situação de vulnerabilidade da servidora, uma vez que documentos dos autos confirmam as agressões e ameaças sofridas pela mulher. No mais, perícia médica judicial comprovou que a professora sofre sério abalo emocional e psicológico por toda a situação vivenciada.

"A hipótese é de remoção independentemente do interesse da administração, com o específico propósito de garantir à autora a preservação do direito à vida, à integridade física, à segurança, ao trabalho e à família", concluiu.

Nesse sentido, determinou a transferência da professora para a UFG - Universidade Federal de Goiás. A decisão determinou, ainda, que a universidade providencie a transferência no prazo de 20 dias.  

Análise

Os advogados Eduardo da Cruz Rios Sánchez e João Pedro de Souza Mello, que atuaram no caso, teceram considerações acerca da sentença. Segundo eles, "a decisão é um importante passo na proteção efetiva aos direitos fundamentais de mulheres em situação de vulnerabilidade, este caso mostra o avanço da Justiça para um entendimento mais moderno, que flexibiliza o rigor das hipóteses da lei de remoção de servidores para garantir direitos constitucionais".

Leia a íntegra da sentença.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.