MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Análise: Tributação sobre valor acrescido revela abismo Brasil-Europa
Financeiro

Análise: Tributação sobre valor acrescido revela abismo Brasil-Europa

Especialista afirma que reforma tributária é uma oportunidade histórica de positivar uma verdadeira regra na Constituição brasileira.

Da Redação

domingo, 30 de abril de 2023

Atualizado em 24 de abril de 2023 13:56

Na última semana de março, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou o novo arcabouço fiscal que irá substituir o teto de gastos. Na mesma oportunidade, o ministro ressaltou a necessidade de aprovar, também, uma reforma tributária. No Congresso tramitam duas propostas, a PEC 45 e a PEC 110, ambas criadas em 2019, que buscam unificar os impostos sobre consumo.

Para o advogado André Mendes Moreira, sócio do Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados, tanto a PEC 45 quanto a PEC 110, no quesito imposto sobre valor acrescido, são idênticos à Constituição de 1958 e neste ponto, especificamente, se mostram insuficientes.

 (Imagem: Freepik.)

Para o advogado, a jurisprudência europeia está um degrau acima em crédito financeiro.(Imagem: Freepik.)

Para o especialista, o argumento defendido é fundamentado no fato do Brasil não ter, verdadeiramente, um imposto sobre valor agregado nos moldes existentes na Europa e em qualquer lugar do mundo. Segundo André Mendes, a grande vantagem do imposto adotado no Brasil em 1958 e posteriormente, modificada em 1965, é a neutralidade, assim, a carga tributária é a mesma independente do número de etapas entre produção, venda e consumidor final.

Em contraponto, o advogado afirma que a desvantagem é a complexidade por trabalhar com mecanismos de créditos e débitos, sendo de difícil apuração e aplicação. Apontou também que foi um erro delegar ao legislador ordinário ou complementar o direito de fixar os limites da não cumulatividade.

Em 1965 o Brasil fez uma reforma tributária e o Congresso Nacional aprovou e nela, a redação do direito ao crédito do ICM e do IPI é idêntica a redação que se propõe pela PEC 45/110 para o direito ao crédito. De 1965 para cá, o STF entendeu que na Constituição de 58, assim como nas anteriores, apenas alguns custos diretos eram garantidos. Enquanto isso, a jurisprudência do Tribunal de Justiça Europeu garante que todos os custos diretos e inclusive custos indiretos geram crédito.

"A jurisprudência europeia está um degrau acima do que se chama de crédito financeiro, que é o crédito sobre todos os custos diretos. Existe um abismo entre Brasil e Europa e não podemos perder essa oportunidade histórica de positivar na Constituição uma regra verdadeira de tributação sobre valor acrescido", afirma André Mendes Moreira.

Ademais, segundo o advogado, no Brasil a jurisprudência evoluiu de modo a não permitir o alcance da neutralidade do ICMS e do IPI, embora tenham sido concebidos como imposto sobre valor acrescido, um comerciante não tem direito a ser creditado do ICMS em relação a energia elétrica consumida. Desta forma, tratando-se de alcançar igualdade tributária, André afirmou que valeria a pena lidar com a complexidade do IVA, entretanto, no cenário em que o país se encontra, em que o IVA se revela neutro, abre-se espaço para a necessidade de adotar outros modelos existentes e diferentes do vigente e igualmente proposto nas PEC 45/110. 

"Na Europa, tudo que indiretamente repercute no preço gera crédito, no Brasil, apenas alguns custos diretos geram crédito, de modo que não é correto dizer que temos IVA. Tínhamos a pretensão mas lamentavelmente não temos", finaliza André Mendes Moreira.

Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...