MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TRE/SC valida mandato de prefeito e vice de Marema
Eleição

TRE/SC valida mandato de prefeito e vice de Marema

Colegiado entendeu que não há provas suficientes que sejam danosas à legitimidade dos mandatos dos políticos.

Da Redação

terça-feira, 16 de maio de 2023

Atualizado às 14:21

TRE/SC rejeitou impugnação de mandato e validou as candidaturas do prefeito Mauri Dal Bello (Progressistas) e do vice-prefeito Nélio Jean Baú (PSD), do município de Marema/SC, acusados de abuso de poder econômico. Turma não reconheceu provas que sustentassem a acusação contra os políticos.

Validada eleição de prefeito e vice de Marema/SC. (Imagem: Reprodução/Facebook Prefeitura Municipal de Marema)

Validada eleição de prefeito e vice de Marema/SC.(Imagem: Reprodução/Facebook Prefeitura Municipal de Marema)

Na ação de impugnação de mandato, ajuizada em 2020 a partir de denúncias promovidas pela chapa derrotada no último pleito, o MP sugeria que o atual chefe do Executivo e seu vice teriam abusado do poder econômico e captado votos ilicitamente durante o período eleitoral.

A defesa dos réus, por sua vez, sustentava que as afirmações eram inverídicas, produto de artimanhas políticas criadas por seus adversários.

Ao reformar a decisão de primeira instância, o juiz relator Willian Medeiros de Quadros ressaltou a necessidade de se ter "prova robusta do emprego desproporcional de recursos patrimoniais, com gravidade suficiente para desequilibrar a disputa eleitoral para, assim, configurar a existência de abuso do poder econômico".

No entanto, o relator afirma que a turma não reconheceu provas suficientes para tal fato.

"Em momento algum do feito foi trazida qualquer prova ou indício do emprego desproporcional de recursos patrimoniais, com gravidade suficiente para afetar o equilíbrio entre os candidatos e macular a legitimidade da disputa eleitoral no município de Marema."

Dessa forma, o colegiado julgou totalmente improcedente a ação de impugnação de mandato eletivo proposta pelo MPE contra Mauri Dal Bello e Nélio Jean Baú, validando os mandados como prefeito e vice-prefeito de Marema/SC.

Atuaram pela defesa dos políticos os escritórios Burtet & Marocco Advogados Associados e Collaço Gallotti & Petry Advogados.

O caso está sob segredo de justiça.Collaço Gallotti Petry Advogados

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...