MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SP volta a decretar falência da Livraria Cultura
Falência

TJ/SP volta a decretar falência da Livraria Cultura

Colegiado reconheceu um descumprimento generalizado do plano de recuperação judicial.

Da Redação

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Atualizado às 07:56

1ª câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ/SP derrubou liminar concedida à Livraria Cultura e voltou a decretar a falência da empresa. Sob relatoria do desembargador J.B. Franco de Godoi, o colegiado reconheceu um descumprimento generalizado do plano de recuperação judicial.

 (Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress)

Livraria Cultura na avenida Paulista, região central de São Paulo.(Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress)

Em fevereiro, a Cultura conseguiu uma liminar que suspendia a decretação de falência.

Porém, nesta semana, o TJ/SP mudou de entendimento. O valor da causa está avaliado em R$ 1,67 milhão, "não se verificando qualquer perspectiva quanto à possibilidade de adimplemento do montante ou de soerguimento das sociedades em recuperação".

Na decisão, o colegiado considerou evidente que a Livraria não realizou o pagamento de parcela dos credores trabalhistas no prazo legal, do credor financeiro principal (Banco do Brasil), e das microempresas e empresas de pequeno porte. Além disso, firmou acordo com oito trabalhadores cuja legitimidade seria "questionável".

"O descumprimento das obrigações é generalizado, o que somente atesta a inviabilidade econômica da atividade empresária. Neste ponto, é importante ressaltar que o fato de alguns credores não terem informado os dados bancários não exonera o agravante da obrigação."

Na avaliação do TJ/SP, está evidenciada a incapacidade organizacional (ou até mesmo em comportamento doloso) do grupo agravante em não apresentar os dados e informações contábeis.

"Como se não bastasse, o agravante não honra com o pagamento da remuneração do auxiliar do juízo desde setembro de 2 020 (reajustadas para vencimento em abril de 2 021). Diante desse cenário, não há dúvida de que a inviabilidade econômica do grupo agravante é patente, o que impõe a manutenção da r. sentença e revogação da liminar recursal."

Acesse o acórdão.

Patrocínio

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...