MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ: Homem acusado de matar assassino do pai será julgado por Júri
Decisão de pronúncia

STJ: Homem acusado de matar assassino do pai será julgado por Júri

Colegiado acompanhou entendimento do relator, ministro Antonio Saldanha Palheiro.

Da Redação

terça-feira, 23 de maio de 2023

Atualizado em 24 de maio de 2023 11:23

6ª turma do STJ manteve decisão que levou a Tribunal do Júri homem acusado de matar o assassino de seu pai. Por unanimidade, colegiado concluiu ser "possível extrair das provas do processo, a materialidade e os indícios de autoria suficientes para submeter [o caso] ao julgamento do colegiado popular".

Na Justiça, um homem é acusado de matar o assassino de seu pai. Assim, juízo da vara do Tribunal do Júri de Olinda/PE o pronunciou pela suposta prática do crime de homicídio. 

A defesa do acusado interpôs recurso contra a decisão alegando que o juízo, ao lavrar a decisão de pronúncia, baseou-se, exclusivamente, em comentários populares. Nesse sentido, pede a despronúncia, em razão do reconhecimento da insuficiência de provas.

 (Imagem: Freepik)

Colegiado manteve decisão de pronúncia por entender estar presentes "existem indícios suficientes para submeter o procedimento ao plenário do Júri". (Imagem: Freepik)

Ao votar, ministro Antonio Saldanha Palheiro, relator, destacou que "trata-se de homicídio que teria sido perpetrado por vingança". "A vítima no passado matou o pai de um dos acusados, e essa vítima, que foi o autor do homicídio antecedente, cumpriu uma pena e quando foi colocada em liberdade, o filho e alguns comparsas o assassinaram", explicou.

No caso, S. Exa. verificou que o juízo de origem entendeu que "existem indícios suficientes para submeter o procedimento ao plenário do Júri"

"De acordo com as instancias ordinárias, é possível extrair, das provas do processo, a materialidade e os indícios de autoria suficientes para submeter [o caso] ao julgamento do colegiado popular", concluiu.

Nesse sentido, negou provimento ao agravo regimental para manter a decisão que pronunciou o acusado.

A decisão foi unânime. 

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...