MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ministro Salomão destaca avanço no Judiciário a partir de ações do CNJ
XI Fórum Jurídico de Lisboa

Ministro Salomão destaca avanço no Judiciário a partir de ações do CNJ

Para ministro, a Corregedoria possui um leque de atuação, e se destaca por elaborar políticas públicas.

Da Redação

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Atualizado às 11:19

Presente durante o "XI Fórum Jurídico de Lisboa", o ministro Luis Felipe Salomão concedeu entrevista à TV Migalhas e destacou alguns pontos de avanço no Judiciário a partir de ações do CNJ.

De acordo com o ministro, a Corregedoria possui um leque de atuação, e se destaca por elaborar políticas públicas para o Judiciário.

"Nenhum outro Conselho no mundo inteiro tem a afeição que nós temos de ser um órgão propulsor de políticas pública para o funcionamento do Poder Judiciário, o controle do poder administrativo e financeiro."

Para ele, o CNJ tem feito contribuições decisivas para vários pontos de avanço, como orçamento, participação de 1ª instância, equilíbrio da força de trabalho e do retorno ao trabalho presencial.

Como condutor da Corregedoria, o ministro ainda observa a grande atuação do Conselho, e enfatiza as políticas recentes como o programa "registre-se".

"Foi feito para a inclusão das pessoas em condição de vulnerabilidade, pessoas que vivem nas ruas, passaram a ter a possibilidade de obter um documento de identidade, uma certidão de nascimento. A partir disso, ela ganha cidadania, pode ter a inclusão nos sistemas de serviço social, de benefícios sociais, e de emprego."

Ademais, o corregedor enfatiza os futuros projetos e suas fortes atuações, como a busca por regularização fundiária na Amazônia Legal.

Assista à entrevista:

Questionado sobre outros temas, o ministro Salomão deixou claro que para ele, "a grande revolução desse século é a da comunicação". Segundo ele, as grandes mudanças tecnológicas que foram enfatizadas a partir da pandemia também impactaram o Judiciário.

Veja:

Já sobre os ataques aos Poderes, o corregedor diz que "o Judiciário saiu fortalecido".

Assista:

O evento

O XI Fórum Jurídico de Lisboa ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho, sob o mote principal "governança e constitucionalismo digital". O evento é organizado pelo IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, pelo ICJP - Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo CIAPJ/FGV - Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA