MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. 9 de julho: Revolução Constitucionalista completa 91 anos
1932

9 de julho: Revolução Constitucionalista completa 91 anos

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento pela promulgação de uma Constituição em São Paulo que levou a uma das maiores lutas armadas internas no Brasil.

Da Redação

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Atualizado às 07:41

O próximo domingo, 9 de julho, marca os 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, movimento armado que marcou a insurgência paulista à Revolução de 30.

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento pela promulgação de uma Constituição em São Paulo que levou a uma das maiores lutas armadas internas no Brasil.

Tudo aconteceu porque, em 1930, o presidente Washington Luís, representante dos paulistas, rompeu a aliança com os mineiros e indicou o governador de São Paulo Júlio Prestes como seu sucessor, que venceu as eleições.

As oligarquias mineiras não aceitaram o resultado e, por meio de um golpe de Estado articulado com os Estados do Rio Grande do Sul e da Paraíba, colocaram Getúlio Vargas no poder.

O novo presidente fechou o Congresso Nacional, anulou a Constituição de 1891 e depôs governadores de diversos Estados, passando a nomear interventores. As medidas desagradaram profundamente as elites paulistas.

A partir de 1931, se junta a essa elite deposta um "grupo mais moderno", que exige do governo a criação de uma Carta Magna que regesse a legislação do país. Ao mesmo tempo em que se formava esse grupo opositor, fortaleciam-se, em São Paulo, os chamados tenentistas, constituídos não apenas por militares, mas também de civis que agiam sob sua liderança.

No dia 23 de maio de 1932, essas forças se encontraram e se defrontaram nas ruas de São Paulo, o que resultou na morte de alguns estudantes em praça pública, conhecidos pelas iniciais MMDC (Martis, Miragaia, Dráusio e Camargo). Mais tarde, adicionou-se a letra A, de Alvarenga, ao final da sigla, de outro jovem que acabou morto por causa do conflito. Esse foi o estopim que deu início no dia 9 de julho de 1932 à Revolução Constitucionalista.

Com a ajuda dos meios de comunicação em massa, o movimento ganhou apoio popular e mobilizou 35 mil homens pelo lado dos paulistas, contra 100 mil soldados do governo Vargas. Depois de negociações, envolvendo anistia aos rebeldes e facilidades para o exílio dos líderes civis e militares do movimento, os paulistas anunciaram sua rendição em 2 de outubro de 1932.

A atual sede do Legislativo paulista, o Palácio 9 de Julho, foi nomeado em referência à data que marca o início da revolução, e construído próximo ao Obelisco aos Heróis de 32, localizado no Ibirapuera.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Revolução Constitucionalista completa 91 anos no dia 9 de julho.(Imagem: Arte Migalhas)

História em vida

Há 10 anos, Migalhas visitou o Memorial'32, no IHGSP - Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, e registrou documentos, obras, periódicos e artefatos dos mais variados que narram os acontecimentos da luta constitucionalista.

O Memorial, inaugurado em 2005, abriga acervo raro deste capítulo importante da história nacional.

Relembre:

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...