MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Facebook indenizará usuário por falha em backup do WhatsApp
Rede social

Facebook indenizará usuário por falha em backup do WhatsApp

A plataforma também terá de realizar a recuperação dos dados no prazo de 15 dias, sob pena de multa diária.

Da Redação

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Atualizado em 14 de julho de 2023 09:23

Facebook foi condenado a indenizar usuário por falha em backup de mensagens do WhatsApp. Além disso, terá de realizar a recuperação dos dados no prazo de 15 dias, sob pena de multa diária. Decisão foi redigida pelo juiz leigo Rodrigo de Pretto e homologada pela juíza de Direito Adriana Ayres Ferreira, do 14º JEC de Curitiba/PR.

O autor ajuizou a presente ação alegando, em síntese, que houve falha na prestação de serviços do Facebook (backup de mensagens do WhatsApp não foi devidamente realizado), situação que gerou o pedido de obrigação de fazer e os danos morais demandados.

A plataforma, em sua defesa, sustentou que não pode realizar a obrigação de fazer, e não há comprovação dos danos.

Na análise dos autos, o juiz leigo considerou configurada a falha na prestação de serviços.

"Quanto as alegações de impossibilidade de cumprir a obrigação, não há nos autos qualquer prova relativa as mesmas, de modo que simples alegação não se mostra como suficiente para afastar sua responsabilidade, não cumprindo a parte Requerida com seu ônus processual de apresentar provas dos fatos modificativos, impeditivos ou extintivos da parte Requerente (artigo 373, II do CPC). Desta forma, resulta procedente o pedido condenação em obrigação de fazer, nos termos do artigo 497 do CPC."

Em relação aos danos morais, entendeu que os mesmos resultaram configurados no presente caso, considerando a "grave falha na prestação do serviço, sendo motivos suficientes para extrapolar a esfera do mero aborrecimento e causar dano de ordem moral".

"Conjugando os parâmetros destacados com as características do caso concreto, observando a necessidade de promover a pretendida indenização, porém, evitando o enriquecimento ilícito, bem como, buscando coibir a reiteração da conduta ilícita, entendo que o valor de R$3.000,00 (três mil reais) é suficiente para reparar os danos morais sofridos."

 (Imagem: Pixabay)

WhatsApp teve falha no backup de mensagens.(Imagem: Pixabay)

O advogado Rafael Brandão atua em causa própria.

  • Processo: 0022325-18.2022.8.16.0182

Veja a decisão.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.