MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ: Competência de acessória para anular acordo é do juízo principal
CPC

STJ: Competência de acessória para anular acordo é do juízo principal

No caso, sentença homologatória foi proferida por juízo de Campo Grande/MS, enquanto ação anulatória foi distribuída a juízo de Marabá/PA.

Da Redação

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Atualizado às 12:15

Para 3ª turma do STJ, competência para julgar ação anulatória de homologação de acordo é do juízo da ação principal. Colegiado observou que a sentença homologatória foi proferida em comarca em outro Estado da federação e diversa daquela em que situada o juízo competente.

No caso, ministros buscaram definir competência para processar e julgar ação anulatória de sentença homologatória de acordo.

 (Imagem: Charles Sholl/Raw Image/Folhapress)

Para STJ, competência para julgar anulatória de homologação de acordo é do juízo principal.(Imagem: Charles Sholl/Raw Image/Folhapress)

Relator, ministro Marco Aurélio Bellizze, explicou que o cabimento da ação anulatória está restrito ao reconhecimento de vício de atos praticados pelas partes ou por outro participante do processo, ou seja, não se busca a desconstituição de um ato propriamente estatal.

"A despeito disso, a ação anulatória está intimamente ligada à ação originária em que se deu a homologação, o que implica a acessoriedade daquela em relação a esta, pois há um liame Jurídico entre as ações, consubstanciada no fato de a existência da ação anulatória depender da higidez ou não da sentença homologatória."

O ministro ressaltou que, afirmada a acessoriedade entre as ações, torna-se inafastável a regra do art. 61 do CPC/15, que determina que a ação acessória será proposta no juízo competente para a ação principal.

"A sentença homologatória a que se pretende desconstituir foi proferida pelo juízo da 10ª vara Cível de Campo Grande/MS, enquanto a ação anulatória foi distribuída ao juízo da 1ª vara Cível empresarial de Marabá/PA, ou seja, em comarca em outro Estado da federação e diversa daquela em que situada o juízo absolutamente competente."

Assim, conheceu e proveu o recurso especial para cassar acórdão, com remessa dos autos ao juízo da ação originária.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA