MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Para Cueva, demora em fila de banco não gera dano moral presumido
Serviços bancários

Para Cueva, demora em fila de banco não gera dano moral presumido

A 2ª seção começou a julgar a questão. Ministra Nancy Andrighi pediu vista, adiando a análise.

Da Redação

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Atualizado às 16:14

A 2ª seção do STJ começou a julgar se a lentidão excessiva para atendimento bancário presencial, em tempo superior aos definidos em legislação específica, gera dano moral presumido (in re ipsa). A controvérsia está cadastrada como Tema 1.156.

Até o momento, votou o relator, ministro Villas Bôas Cueva, no sentido de que a demora na prestação de serviços bancários superior ao tempo previsto em legislação específica, não gera dano moral individual in re ipsa apto a ensejar indenização ao consumidor.

A ministra Nancy Andrighi pediu vista, adiando a análise.

 (Imagem: Freepik)

STJ julga se demora em fila de banco gera dano moral presumido.(Imagem: Freepik)

Sustentações

O representante do Banco do Brasil, advogado Rafael Martins Pinto da Silva, ressaltou que, embora seja uma situação indesejável, a demora no atendimento bancário constitui um mero dissabor, e um aborrecimento cotidiano e tolerável.

Sustentando pela Febraban, o advogado Luiz Rodrigues Wambier disse que se espera que a hipótese de mera violação de legislação municipal ou estadual que estabeleça tempo máximo de espera em fila de banco não é suficiente para gerar dano moral individual in re ipsa.

O advogado Marcos Dessaune, pela Brasilcon - Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor, ressaltou que a controvérsia pode ser definida pelo desvio produtivo do consumidor e, nesse sentido, que a demora gera dano extrapatrimonial de natureza existencial presumido pela lesão ao tempo e às atividades existenciais personalíssimos do consumidor.

Pela Defensoria Pública do PR, Erick Lé Palazzi Ferreira sustentou que a perda do tempo sofrida pelo consumidor é parcela tomada de seu tempo de vida, e ocorre por "clara falha na prestação de serviço" e constitui dano ao direito fundamental à vida, à autonomia privada e à dignidade da pessoa humana, tendo caráter definitivo, e não mero aborrecimento.

Na tribuna, o advogado Walter José Faiad de Moura falou pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor defendendo a manutenção da jurisprudência do status quo, em prol do consumidor.

Dano moral, não

O relator, ministro Villas Bôas Cueva, propôs a fixação da seguinte tese:

"A demora na prestação de serviços bancários superior ao tempo previsto em legislação específica, não gera dano moral individual in re ipsa apto a ensejar indenização ao consumidor."

No caso concreto, o ministro ressaltou que é necessário, além do ato ilícito, estejam presentes também o dano e o nexo de causalidade, tendo em vista serem elementos da responsabilidade civil.

Na hipótese, o autor não demonstrou como a espera na fila do banco causou prejuízos, circunstância que não ultrapassou o a esfera do mero aborrecimento cotidiano.

Assim, deu provimento ao recurso especial.

Após o voto, a ministra Nancy Andrighi pediu vista.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...