MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. CNJ: Juiz recebe pena de censura por demora de 5 meses para soltar réu
Sessão | CNJ

CNJ: Juiz recebe pena de censura por demora de 5 meses para soltar réu

Após concessão de liminar pelo STJ, juiz ainda demorou seis dias para determinar soltura do custodiado.

Da Redação

terça-feira, 31 de outubro de 2023

Atualizado em 1 de novembro de 2023 07:22

CNJ aplicou pena de censura a magistrado que demorou cinco meses para apreciar o pedido de arquivamento de inquérito elaborado pelo MP e determinar a soltura de preso provisório. Para o conselheiro relator Marcello Terto morosidade excessiva justifica penalidade mais grave que advertência. 

No caso, um homem foi preso por supostamente ter furtado seis shorts e três camisetas de uma loja de departamentos.

O MPE requereu o arquivamento do inquérito por incidência do princípio da insignificância. O juiz demorou cinco meses para apreciar o pedido do parquet. 

 (Imagem: Freepik)

Juiz demorou cinco meses para apreciar pedido de arquivamento de inquérito e determinar soltura de homem preso por furto de peças de roupa.(Imagem: Freepik)

A defesa, então, impetrou HC no TJ/CE, o qual levou duas semanas para ser apreciado. Em razão da demora, a defesa impetrou HC no STJ.

Na Corte, ministro Rogerio Schietti concedeu medida de urgência para determinar a imediata soltura do acusado e encaminhou expediente ao CNJ para investigar a omissão do juiz. 

O relator, no CNJ, entendeu que a morosidade violou direitos fundamentais do preso. Isso porque, além da demora de cinco meses para apreciar arquivamento, o magistrado demorou seis dias, após a decisão liminar do STJ, para determinar a soltura do custodiado.

Ficaram vencidos os conselheiros Luiz Fernando Bandeira de Mello e Mauro Pereira Martins, segundo os quais seria suficiente pena de advertência.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616