MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. "Secos & Molhados": Juiz nega uso de canções em documentário da banda
Autoral

"Secos & Molhados": Juiz nega uso de canções em documentário da banda

Para magistrado, anuência do coautor das músicas é imprescindível e não pode ser suplantado por direito à informação de coletividade.

Da Redação

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Atualizado às 15:29

Produtora não poderá utilizar músicas da banda "Secos & Molhados" em documentário a respeito do grupo, após negativa de um dos coautores. Decisão é do juiz de Direito Danilo Mansano Barioni, da 38ª vara Cível de São Paulo/SP. Para o magistrado, direito autoral do coautor João Ricardo não pode ser suprimido.

Consta dos autos que a produtora Santa Rita Filmes ajuizou ação contra João Ricardo, coautor de músicas da banda "Secos & Molhados", após ele negar autorização para o uso das músicas "Sangue Latino", "Fala", "El Rey", "O Vira" e "Mulher Barriguda" no documentário "Primavera nos Dentes".

Segundo a produtora, todos os coautores das canções autorizaram o uso no documentário, exceto João Ricardo. Ela alega tê-lo contatado inúmeras vezes, e indicou que o músico, sem justificativa, não permitiu o uso das músicas na produção audiovisual. 

A empresa ainda alegou que o documentário já vem sendo divulgado pela mídia e eventual cancelamento ensejaria grande impacto moral. 

Em contestação, João Ricardo argumentou que o livro no qual o documentário se baseia o "vilaniza" e ignora sua versão acerca do fim da banda, por isso não autorizou o uso das canções no documentário.

Um pedido liminar da produtora foi indeferido em 1ª instância, mas o TJ/SP reverteu a decisão, determinando a dispensa do consentimento de João para reprodução e/ou sincronização das músicas no documentário.

 (Imagem: Divulgação)

Conforme sentença, músicas da banda "Secos & Molhados" não poderão ser utilizadas no documentário "Primavera nos Dentes" sem autorização do coautor.(Imagem: Divulgação)

Direito exclusivo do autor

Em sentença, o magistrado entendeu que o pedido da produtora não merece acolhimento.

Segundo o juiz, a situação deve ser vista à luz dos arts. 5º, XXVII da CF e 28 e 29, V, da lei 9.610/98, que confirmam o direito exclusivo dos autores de utilização, publicação ou reprodução de suas obras.

"Ao inserir o vocábulo 'exclusivo', o legislador constituinte pretendeu enfatizar o direito de propriedade a que assiste ao autor sobre sua obra, e se assim o fez não foi sem razão, para que o Estado-Juiz o viesse simplesmente aniquilar em nome de 'algo pretensamente maior', afirmou o juiz.

O magistrado apontou que a produtora, para prestigiar um intangível direito à informação da coletividade, sugeriu que o Estado Juiz substituísse a vontade do autor, o que não seria possível. Entendeu, portanto, que não é possível suplantar a vontade inequívoca e negativa do coautor, a qual não precisa ser motivada.

"É direito individual, potestativo, constitucionalmente assegurado e oponível a quem quer que seja, não se podendo cogitar abuso, na medida em que a maior ou menor repercussão ou notoriedade da obra não relativiza a exclusividade que lhe é assegurada."

Ao final, declarou que o início de uma produção que contenha conteúdo cuja utilização dependa de prévia liberação autoral é um risco assumido pela produtora. 

Veja a sentença.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...