MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. "100 mil brasileiros olham para meu gabinete", diz ministra Daniela Teixeira
Recepção

"100 mil brasileiros olham para meu gabinete", diz ministra Daniela Teixeira

Nesta terça-feira, 28, 5ª turma do STJ deu boas-vindas à novel ministra.

Da Redação

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Atualizado às 16:15

Com "honra, alegria e entusiasmo", nas palavras do ministro presidente Messod Azulay Neto, ministra Daniela Teixeira foi recebida pela 5ª turma do STJ nesta terça-feira, 28. 

Ministro Azulay destacou a reputação notável de Daniela Teixeira na advocacia, a qual, com sua rica bagagem, segundo o ministro, terá o condão de enriquecer os debates e a qualidade das decisões.

Azulay também destacou a participação da ministra como conselheira da OAB e em diversas comissões humanistas, mostrando o engajamento de Daniela em questões de relevância social para o país.

Presença feminina na Corte

Ministro Reynaldo Soares da Fonseca salientou o simbolismo de ter na 5ª turma do STJ uma mulher brasiliense e desejou uma travessia de vigor para a magistrada.

Ministro Ribeiro Dantas, por seu turno, apontou a relevância de uma mulher na análise de questões criminais, para dar uma dimensão mais completa e substancial do mundo nos julgamentos.

Também manifestaram a alegria de receber Daniela, ministro Joel Ilan Paciornik, a subprocuradora geral da República Mônica Nicida Garcia e colegas da advocacia.

Responsabilidade e compromisso

Ministra Daniela Teixeira agradeceu aos votos e disse estar ciente da responsabilidade e importância dos casos que julgará.

"Trataremos não apenas de leis, mas da vida e liberdade de milhares de brasileiros. Asseguro a todos meu compromisso inabalável com a justiça e com a verdade. Cada caso que passar por mim carrega não apenas questões legais, mas histórias humanas de muita dor e sofrimento. Tenho 10 mil réus, 10 mil vítimas, 20 mil pessoas, ao menos 100 mil brasileiros olham para meu gabinete a partir de hoje se considerarmos os parentes próximos destas pessoas." 

A ministra salientou que cada decisão será resultado de análise meticulosa, imparcial e fundamentada, elucidando que é melhor uma decisão um pouco demorada, mas justa, do que feita em um sistema industrial.

"Nessa sociedade terrivelmente desigual do Brasil, eu me comprometo a buscar, incessantemente, justiça social e a proteção dos direitos fundamentais dos nossos jurisdicionados."

A ministra pediu que seus acertos sejam creditados à UNB, universidade pública, gratuita e de qualidade, na qual se graduou e, acenando à paridade de gênero, pediu que eventuais erros não sejam creditados ao fato de ser mulher.

Advocacia Brasileira

Ao encerrar sua fala, a ministra saudou os advogados que hoje participam da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. Prometeu, esforçar-se ao máximo para honrar os votos recebidos das OABs .

"Honrarei a esperança de um milhão e 300 mil advogados, que foi depositada nos meus ombros e me esforçarei ao máximo para que nenhum deles nunca se arrependa desse voto que depositou em mim", finalizou a ministra.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...