MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Veja quem indicou os ministros do STJ e quando devem deixar o cargo
Corte da Cidadania

Veja quem indicou os ministros do STJ e quando devem deixar o cargo

Com quatro cadeiras vagas até o fim de seu mandato, Lula poderá superar Dilma nas indicações ao STJ.

Da Redação

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Atualizado em 27 de agosto de 2025 10:37

Dos 32 ministros que compõem o STJ hoje, 46,9% foram indicados pela ex-presidente Dilma Rousseff. O presidente Lula, que já nomeou 12 ministros para a Corte da Cidadania, pode superar Dilma neste número, visto que, além da vaga aberta com a saída de Laurita Vaz, serão pegos pela compulsória mais três ministros até o fim de seu mandato presidencial, em 2026. 

Composto por 33 ministros, o Tribunal tem seus membros escolhidos e nomeados pelo presidente da República, a partir de lista tríplice formulada pelo próprio Tribunal. O indicado passa, ainda, por sabatina do Senado antes da nomeação. 

Atualmente, só há uma vaga aberta. A cadeira deve ser ocupada por um membro do Ministério Público. 

A próxima aposentadoria será da ministra Assusete Magalhães, que deixa a Corte no próximo dia 15 de janeiro, três dias antes de completar 75 anos. 

Veja quem são os atuais ministros do STJ:

 (Imagem: Arte Migalhas/STJ)

Indicação e aposentadoria:

Da mesma forma que ocorre com os ministros do STF, na Corte da Cidadania a permanência dos magistrados se dá até que atinjam a idade de 75 anos. Esta determinação foi atualizada em 2015, quando o Congresso aprovou a PEC 88, popularmente conhecida como PEC da Bengala, que estendeu o limite para a aposentadoria compulsória em cinco anos.

Indicações

A Corte atualmente é composta por 14 ministros indicados por Dilma, 12 por Lula, 3 por Fernando Henrique Cardoso e 2 por Bolsonaro. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

Veja porcentagem de indicação de ministro do STJ por presidente.(Imagem: Arte Migalhas)

Aposentadoria 

Abaixo é possível visualizar, por ano, quantos ministros se aposentarão. O destaque vai para 2038, ano em que seis ministros devem deixar o STJ pela aposentadoria compulsória.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...