MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Advogadas comentam decreto que regula certificação de entidades sociais
LC

Advogadas comentam decreto que regula certificação de entidades sociais

Segundo especialista, os requisitos para obtenção de certificação e fruição da imunidade de contribuições trouxeram mais clareza para o processo.

Da Redação

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Atualizado às 14:06

O decreto 11.791/23, que regulamenta a Cebas - Certificação de entidades beneficentes de assistência social e os procedimentos relacionados à imunidade de contribuições à seguridade social, foi publicado recentemente. A norma detalha os requisitos para a certificação das entidades beneficentes, esclarecendo critérios e procedimentos, além de abordar 23 pontos da lei complementar que dependiam de regulamentação para eficácia plena.

A certificação Cebas é um dos documentos exigidos pela Receita Federal, para que a entidade sem fins lucrativos usufrua de isenções e contribuições sociais, tais como a parte patronal da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento, e a CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

Segundo o decreto, a certificação das entidades beneficentes será concedida às pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos que prestem serviços nas áreas de assistência social, saúde ou educação. Além disso, é necessário atender, ao mesmo tempo, os seguintes requisitos para ultilizar do serviço:

  • Realizar ações de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos de forma gratuita, continuada, planejada e universal, conforme as normativas da política nacional de assistência social;
  • Estar inscrita no CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social de todos os municípios de atuação, no ano anterior ao requerimento da certificação Cebas;
  • Estar em funcionamento no mínimo há 12 meses, e
  • Estar com o CNEAS - Cadastro Nacional de Entidades Beneficentes de Assistência Social concluído no ano anterior ao do requerimento da certificação Cebas.

Segundo a a advogada Flavia Regina de Souza Oliveira, sócia do escritório Mattos Filho, "os requisitos para obtenção de certificação das entidades beneficentes e fruição da imunidade de contribuições à seguridade social foram detalhados e trouxeram mais clareza para o processo".

Ao revogar o decreto anterior, a iniciativa representa um avanço significativo, estabelecendo critérios, procedimentos, trâmites e documentos necessários à comprovação de requisitos. Segundo a advogada Juliana Ramalho, sócia do escritório Mattos Filho, "esse marco regulatório imprime transparência e segurança jurídica ao processo de certificação para entidades beneficentes atuantes nas áreas da saúde, educação e assistência social", finaliza.

 (Imagem: Freepik.)

Decreto regulamenta certificação para entidades beneficentes.(Imagem: Freepik.)

Mattos Filho

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS