MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SP anula penhora de 10% de aposentadoria para quitar honorários
Sucumbência

TJ/SP anula penhora de 10% de aposentadoria para quitar honorários

Colegiado considerou que penhora de 10% do valor mensal afetaria subsistência da aposentada e de seus familiares.

Da Redação

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Atualizado às 15:35

Não é possível penhorar 10% da aposentadoria de devedora para pagamento de honorários de sucumbência. Assim decidiu a 13ª câmara de Direito Privado do TJ/SP, ao confirmar liminar do relator, desembargador Nelson Jorge Júnior. Para o colegiado, a penhora de tal percentual afetaria a subsistência da aposentada e deve-se privilegiar a manutenção do mínimo existencial à sobrevivência digna.

No caso, em 1ª instância, o magistrado determinou a penhora de 10% da aposentadoria com o fim de satisfazer o pagamento de honorários advocatícios.

A aposentada apresentou recurso, e, liminarmente, o relator suspendeu a penhora, entendendo que valores de aposentadoria não podem ser penhorados.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP entendeu que penhora de 10% da aposentadoria para pagamento de honorários afetaria subsistência da devedora, já que valor do subsídio mensal é baixo.(Imagem: Freepik)

Subsistência

O colegiado, ao analisar o caso, manteve a decisão liminar.

Segundo o relator, ainda que se adotasse a relativização da impenhorabilidade, a constrição de 10% dos proventos afetaria a subsistência da aposentada e de sua família, já que "a renda mensal não é expressiva", devendo ser protegido o mínimo existencial à sobrevivência digna. 

"[...] Constitui raciocínio deveras simplista concluir que o fato a penhora de percentual não irá afetar a subsistência da agravante. A realidade brasileira demonstra que, na larga maioridade dos casos, os valores decorrentes da aposentadoria são insuficientes para atender as necessidades básicas do indivíduo, compelindo-o a buscar outros recursos, inclusive com a permanência no mercado de trabalho", completou o relator.

O advogado Fabiano Clemente atuou no caso.

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA