MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Veja fundamentos da decisão que autorizou investigação contra Carlos Bolsonaro
Uso político da Abin

Veja fundamentos da decisão que autorizou investigação contra Carlos Bolsonaro

Segundo o ministro Moraes, as provas obtidas até o momento indicam a existência de uma "organização criminosa" realizando ações clandestinas na Abin.

Da Redação

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Atualizado às 07:33

Nesta segunda-feira, 29, a Polícia Federal iniciou uma nova operação para investigar o suposto uso ilegal de sistemas da Abin - Agência Brasileira de Inteligência durante o governo Bolsonaro, quando Alexandre Ramagem estava à frente do órgão.

As medidas de busca e apreensão foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, e tinham como um dos alvos o vereador Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente, além de outras três pessoas.

Em 25 de janeiro, o ministro já havia autorizado uma medida semelhante contra o deputado Federal Alexandre Ramagem e outras 11 pessoas.

 (Imagem: Renan Olaz/Câmara Municipal do RJ)

Vereador Carlos Bolsonaro.(Imagem: Renan Olaz/Câmara Municipal do RJ)

Segundo a PF, os novos investigados faziam parte do chamado núcleo político da organização criminosa que teria sido formada na Abin para espionar ilegalmente pessoas e autoridades públicas. Isso teria sido feito por meio de um sistema de inteligência capaz de monitorar dispositivos móveis sem intervenção das operadoras de telefonia e sem autorização judicial.

Uma das mensagens obtidas pelos investigadores revela que Luciana Almeida, apontada como assessora de Carlos Bolsonaro, entrou em contato com Priscila Pereira e Silva, identificada como assessora de Alexandre Ramagem, solicitando "ajuda" da "Abin paralela". A mensagem, parte do inquérito, menciona a necessidade de dados sobre as investigações contra Jair Bolsonaro e seus filhos.

"Bom diaaaa. Tudo bem? Estou precisando muito de uma ajuda. Delegada PF. Dra. Isabela Muniz Ferreira - Delegacia da PF Inquéritos Especiais Inquéritos: 73.630 / 73.637 (Envolvendo PR e 3 filhos).  Escrivão: Henry Basílio Moura", diz a mensagem.

 (Imagem: Reprodução)

Mensagem que faz parte da investigação.(Imagem: Reprodução)

Após análise do material apreendido, a PF suspeitou que os contatos entre Carlos Bolsonaro e Ramagem eram intermediados por seus respectivos assessores. Em seu relatório, a PF destaca: "Conforme se depreende da IPJ 183071/2024 que a comunicação entre os investigados del. Alexandre Ramagem e Carlos Bolsonaro se dá precipuamente por meio de seus respectivos assessores".

Na decisão de autorização das buscas e apreensões contra Carlos Bolsonaro e os demais envolvidos na investigação, o ministro Alexandre de Moraes argumenta que as provas obtidas até o momento indicam a existência de uma "organização criminosa" realizando ações clandestinas na Abin. Moraes escreveu:

"Os elementos de prova colhidos até o momento indicam, de maneira significativa, que a organização criminosa infiltrada na Abin também se valeu de métodos ilegais para a realização de ações clandestinas direcionadas contra pessoas ideologicamente qualificadas como opositoras, bem como para fiscalizar indevidamente o andamento de investigações em face de aliados políticos."

Portanto, o relator considerou justificada a solicitação de busca e apreensão residencial, profissional e pessoal dos investigados, visando colher elementos de prova relacionados à prática de infrações penais em apuração.

Leia a decisão.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...