MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Barroso anuncia propostas para aperfeiçoar Judiciário em 2024
Sessão

Barroso anuncia propostas para aperfeiçoar Judiciário em 2024

As propostas foram apresentadas durante a sessão solene de abertura do ano judiciário de 2024.

Da Redação

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Atualizado em 5 de fevereiro de 2024 08:37

STF realizou nesta quinta-feira, 1º, sessão solene de abertura do ano judiciário de 2024. Na cerimônia, o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, apresentou diversas propostas para aperfeiçoar o Judiciário.

A cerimônia contou com a presença do presidente da República Lula; do presidente Senado, Rodrigo Pacheco; do PGR, Paulo Gonet, e do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, além de diversas personalidades do mundo jurídico e político.

O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, inaugurou a sessão destacando que o Judiciário vem implantando linguagem simples e ritos mais breves, para que o mundo jurídico seja mais objetivo do que o costume.

"Procurar fazer com que o mundo jurídico seja um mundo menos hermético em que a linguagem, as vezes, funciona como um instrumento de poder e de exclusão de quem não tem acesso àquela chave e conhecimento."

Em seguida, S. Exa. mencionou o edital do primeiro Exame Nacional de Magistratura, publicado hoje no DOU. Ele ressaltou a importância do projeto conduzido pelo CNJ, enfatizando que simplificará os concursos para juízes, unificando o conhecimento necessário nacionalmente.

O presidente da Corte também ressaltou que, trabalhando pela maior eficiência, o Poder Judiciário identificou os dois principais causadores do congestionamento judicial: execuções fiscais e ações previdenciárias contra o INSS. Ele afirmou que medidas estão sendo tomadas para otimizar esses processos, "otimizando os processos de execução fiscal com antecedência de protesto e de providências que vão desjudicializar a vida e aprimorar a arrecadação".

Posteriormente, Barroso ressaltou a implementação do modelo de promoção por merecimento por paridade, destacando a importância de garantir representatividade de gênero nas promoções. "Se um cavalheiro tiver sido promovido a vaga seguinte tem que ser de uma mulher."  

S. Exa. também enfatizou parceria firmada com a FGV de São Paulo para instituir um programa de bolsas para candidatos negros à magistratura, visando diversificar o perfil do Poder Judiciário. "Depois do exame nacional nós vamos selecionar a maior quantidade possível de candidatos negros e arrecadar dinheiro na iniciativa privada e financiar bolsas de dois anos, de R$ 3 mil reais por mês, para que essas pessoas possam se dedicar ao concurso e efetivamente preencherem as vagas e mudar a demografia do Poder Judiciário no Brasil, fazendo com que ela corresponda melhor a sociedade brasileira."            

Em relação à produtividade do Judiciário, Barroso mencionou a crescente demanda, com mais de 31 milhões de ações propostas em 2023, um aumento de 10% em relação ao ano anterior.  E, apesar dessa elevada demanda, o presidente do STF destacou que a produtividade aumentou em 10%, com uma média de 79 mil processos resolvidos por dia e cerca de 1.787 processos baixados por magistrado.

"Nunca se acessou tanto o judiciário no Brasil. (...) Apesar dessa alta demanda, a produtividade do judiciário aumentou em 10%. A justiça do Brasil soluciona uma média de 79 mil processos por dia e, por magistrados, são baixados cerca de 1.787 processos."

Barroso também celebrou a convivência harmoniosa entre os Poderes da República e a força das instituições. "A independência e a harmonia não significam concordância, nem que o Judiciário atenda necessariamente todas as demandas de qualquer um dos Poderes. Mas nós nos tratamos com respeito, consideração, educação e sempre que possível, carinhosamente", concluiu.

 (Imagem: Gustavo Moreno /SCO/STF)

STF realiza sessão solene de abertura do ano judiciário de 2024.(Imagem: Gustavo Moreno /SCO/STF)

Prerrogativas da profissão

Em seguida, falou o presidente da OAB, Beto Simonetti, enfatizando que a Ordem, nesse ano judiciário que se inicia, reafirma o seu comprometimento com a constituição e seguirá pronta a defender as instituições republicanas. "Nossa causa primeira, no entanto, são as prerrogativas da profissão, isso porque a violação dessas prerrogativas tem como prejudicado final o cidadão e o regime democrático."

Posteriormente, Simonetti prestou homenagem pública a advogada Brenda dos Santos de Oliveira, assassinada em pleno exercício da advocacia no Rio Grande do Norte.

"Advogados e advogadas são invioláveis por atos e manifestações no exercício da profissão porquanto nesta tribuna sagrada representam a cidadania. Daqui já relatei ao Brasil inúmeros casos de violências contra a advocacia em todo país. Advogados que pagam com a própria vida pelo mister que exercem e é lamentável que não foi diferente com a jovem advogada Brenda dos Santos de Oliveira, brutalmente assassinada em pleno exercício da advocacia no Rio Grande do Norte."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...