MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Erro médico: DF indenizará gestante submetida a procedimento invasivo
Saúde

Erro médico: DF indenizará gestante submetida a procedimento invasivo

Ao julgar recurso, colegiado entendeu que equívocos da equipe médica foram descabidos.

Da Redação

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Atualizado às 17:07

Gestante submetida a procedimento invasivo e vítima de sucessivos erros médicos será indenizada pelo DF. Sentença que arbitrou danos morais de R$ 20 mil foi mantida pela 8ª turma Cível do TJ/DF.

A paciente foi atendida no Hmib - Hospital Materno Infantil de Brasília após ter sofrido de hipertensão arterial crônica com pré-eclâmpsia durante a gestação. Ela narra que a condição evoluiu para o parto natural de um natimorto. 

Alega que, após receber alta médica, foi constatada a presença de restos placentários em seu útero. Assim, passou por curetagem que resultou em um agravamento de seu quadro de saúde, tendo que ser submetida a outros procedimentos médicos invasivos.

Ela apresentou relatório médico que evidencia a negligência do hospital, o qual, segundo o documento, poderia ter adotado procedimento menos invasivo.

 (Imagem: Freepik)

8ª turma Cível do TJ/DF entendeu que houve erro médico grosseiro no caso da paciente.(Imagem: Freepik)

Ausência de omissão

O DF recorreu da sentença e alegou inexistência de omissão que resultasse na condição de saúde da gestante e que "não houve erro grosseiro" de diagnóstico ou de abordagem pelos profissionais que a atenderam.

Erro médico

O colegiado não acolheu a argumentação do ente e pontuou que "houve erro médico grosseiro e apto a gerar o dano moral pleiteado na inicial", pois os documentos comprovam que o hospital não prestou o suporte inicial à gestante, de forma prudente.

Para a turma, a falta de cuidado médico ocorreu não somente após o parto do natimorto, mas se tratou de uma "sequência de erros descabidos para profissionais do ramo da saúde". 

Foi destacado que a perícia concluiu a existência de relação entre o processo infeccioso que acarretou as cirurgias e a perfuração intrauterina decorrente do procedimento de curetagem. 

Veja o acórdão.

Informações: TJ/DF.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA