MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Pelo segundo ano, número de mulheres na presidência dos tribunais diminuiu
Dados | Mulheres

Pelo segundo ano, número de mulheres na presidência dos tribunais diminuiu

Apesar de avanços e políticas, a representação feminina em presidências de tribunais enfrenta declínio pelo segundo ano, refletindo barreiras mais amplas na ascensão das mulheres.

Da Redação

sexta-feira, 8 de março de 2024

Atualizado às 15:30

A representação feminina em posições de liderança nos tribunais brasileiros tem seguido uma tendência decrescente nos últimos anos, desafiando as expectativas de progresso na igualdade de gênero no Judiciário.

Esta realidade é ainda mais complexa quando observamos a cadeia de ascensão nos tribunais, que começa com uma baixa representatividade feminina no corpo de desembargadoras e ministras, impactando diretamente a presença de mulheres em posições de presidência.

Em 2022, o levantamento mostrava que, nas então 61 Cortes judiciárias, 18 eram presididas por elas, representando 29%.

levantamento de 2023 apontou que o número de mulheres presidentes de tribunais caiu, apesar da criação do TRF-6. Eram 16 mulheres entre as 62 Cortes, totalizando 25%.

Do mesmo modo, o levantamento deste ano manteve a regra. Nos 62 tribunais, há apenas 13 mulheres na presidência (21%).

 (Imagem: Arte Migalhas)

Número de mulheres na presidência dos tribunais ao longo dos anos.(Imagem: Arte Migalhas)

Com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, a única mulher a presidir um Tribunal Superior é a ministra Maria Thereza de Assis Moura, do STJ.

Entre os TRFs, apenas o da 6ª região é presidido por uma mulher: Mônica Sifuentes.

Já nos 27 Tribunais de Justiça, apenas cinco são presididos por elas. São eles: TJ/AC, TJ/AM, TJ/MT, TJ/PA e TJ/TO. Houve diminuição de uma mulher no cargo se comparado a 2023.

As Cortes do Trabalho mantiveram o número de presidentes mulheres. No ano anterior contavam com seis mulheres na presidência. O número se manteve, apesar de não serem as mesmas ocupantes no cargo. Neste ano, os TRTs da 2ª, 3ª, 5ª, 6ª, 16ª e 17ª região contam com presidentes mulheres.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.