MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Mais de 30 mil bacharéis em Direito fizeram o Exame da Magistratura neste domingo
Enam

Mais de 30 mil bacharéis em Direito fizeram o Exame da Magistratura neste domingo

Enam foi realizado neste domingo, 14, em todas as capitais brasileiras.

Da Redação

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Atualizado às 11:47

A primeira edição do Enam - Exame Nacional da Magistratura ocorreu neste domingo, 14, em todas as capitais brasileiras. No país, foram 39.859 pessoas inscritas; dessas, 32.168 estiveram presentes. O número de abstenção foi de 7.686, ou seja, cerca de 19%.

Organizado pela Enfam - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, o certame é uma prova inédita que vai habilitar pessoas interessadas em participar de concursos públicos para selecionar novas juízas e novos juízes.  

A criação da prova é uma iniciativa do presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, que acompanhou a realização do Enam em Belo Horizonte, Minas Gerais. O ministro afirmou que o objetivo é estabelecer uma padronização nacional da qualidade dos juízes. "O Enam é um marco para a história e para a valorização da magistratura", descreveu. 

 (Imagem: Euler Junior/TJMG)

Lincoln Rodrigues de Faria, Adriana Goulart de Sena Orsini, Renato Dresch, ministro Luís Roberto Barroso, Carmen Silvia Lima de Arruda, ministro Rogerio Schietti, Nicolau Lupianhes Neto e Carlos Márcio de Souza Macedo acompanharam a realização do Ena(Imagem: Euler Junior/TJMG)

Do total de inscritos na prova, 8.017 são pessoas negras, 1.328 são pessoas com deficiência e 49 pessoas são indígenas. São Paulo é o Estado com o maior número de pessoas inscritas no exame, com mais de 7 mil candidaturas. Em segundo está o Rio de Janeiro, com cerca de 4,5 mil, seguido pelo Distrito Federal, com mais de 3 mil.  

O exame

A prova foi instituída pela resolução do CNJ 531/23, e tem caráter eliminatório e não classificatório. Ao todo, são 80 questões de múltipla escolha sobre as seguintes disciplinas: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Noções Gerais de Direito e Formação Humanística, Direitos Humanos, Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Penal. Será considerada habilitada a pessoa que acertar 70% da prova; para pessoas autodeclaradas negras, indígenas ou com deficiência, o percentual mínimo de acertos é de 50%. 

Em fevereiro, o diretor-Geral da Enfam, ministro do STJ Mauro Campbell Marques, falou ao Migalhas sobre a prova:

O Enam foi criado com o objetivo de contribuir para democratizar o acesso à carreira, tornando-a mais diversa e representativa. Segundo o ministro Mauro Campbell, este é um momento histórico.

"O Enam chega para aprimorar o Judiciário brasileiro com a unificação do conhecimento basilar ao magistrado, a democratização do acesso à magistratura e a valorização da vocação."

Para o ministro, a carreira de juiz vai muito além do saber jurídico ou de uma aprovação em concurso público. "Aquelas pessoas que optam por segui-la terão no exame uma possibilidade de se aproximar do sonho de contribuir para melhorar a prestação jurisdicional no Brasil e encarar os desafios impostos cotidianamente."

 (Imagem: André Corrêa/Enfam)

Membros da comissão da Enfam - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.(Imagem: André Corrêa/Enfam)

Resultado

A publicação do gabarito oficial ocorrerá nesta terça-feira, 16 de abril, no website da FGV Concursos, banca organizadora do certame.

O prazo para interposição de recursos será de 17 a 19 do mesmo mês.

Mais informações no site do ENAM

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...