MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juiz mantém justa causa a empregado que faltou 60 dias para cuidar do pai
Trabalhista

Juiz mantém justa causa a empregado que faltou 60 dias para cuidar do pai

Colegiado baseou a decisão em Súmula do TST que "presume o abandono de emprego se o trabalhador não retornar ao serviço no prazo de 30 dias".

Da Redação

terça-feira, 28 de maio de 2024

Atualizado às 18:11

O juiz Sérgio Alexandre Resende Nunes, titular da vara do Trabalho de Patrocínio/MG, decidiu manter a justa causa aplicada a um trabalhador de uma empresa alimentícia da região por abandono de emprego. O ex-empregado alegou que faltava ao serviço para cuidar do pai que estava doente. Mas, ao avaliar o caso, o julgador deu razão à empregadora.

Nos autos, o trabalhador alegou que foi dispensado em 6/3/23, por abandono de emprego, e que apresentou documentos comprovando a gravidade da doença do pai, que necessitava de acompanhante.

No entanto, o juiz entendeu que a documentação apresentada não justificava as faltas ao serviço, pois os controles de ponto comprovaram que o trabalhador ficou mais de 30 dias sem comparecer ao trabalho, o que configura abandono de emprego conforme a Súmula 32 do TST.

Apesar de reconhecer que ausentar-se do trabalho para cuidar de um familiar doente é moralmente correto, o juiz destacou que essas faltas não são consideradas ausências autorizadas por lei e configuram descumprimento do dever contratual de assiduidade por parte do empregado.

 (Imagem: Freepik)

Mantida justa causa de trabalhador que faltou ao serviço por mais de 60 dias para cuidar do pai doente.(Imagem: Freepik)

Diante disso, o juiz concluiu pela configuração da justa causa por abandono de emprego (art. 482, inciso I, da CLT) e julgou improcedentes os pedidos de 13º salário proporcional, férias + 1/3 proporcionais, aviso-prévio indenizado e indenização do seguro-desemprego.

O juiz também negou o pedido de indenização por danos morais, considerando que não houve dispensa abusiva por parte da empresa.

O processo foi arquivado definitivamente.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA