MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Lula sanciona lei que regula pesquisa com seres humanos
Nova lei

Lula sanciona lei que regula pesquisa com seres humanos

Texto define responsabilidade de patrocinadores e estudiosos. Dois artigos foram vetados por Lula.

Da Redação

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Atualizado às 16:35

Após mais de nove anos em discussão no Congresso Nacional, foi sancionada a lei 14.874/24, que estabelece diretrizes para a realização de pesquisa clínica com seres humanos e cria o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Publicada no DOU nesta quarta-feira, 29, a legislação entrará em vigor em 90 dias.

A nova lei proíbe a remuneração ou concessão de vantagens aos participantes das pesquisas clínicas, com exceção para indivíduos saudáveis em estudos de bioequivalência. Contudo, permite o ressarcimento por despesas com transporte, alimentação e material necessário ao projeto.

 (Imagem: Freepik)

Nova lei regula pesquisa com seres humanos.(Imagem: Freepik)

O texto legal define 56 termos legais e científicos, incluindo o conceito de biobanco, que armazena material biológico para pesquisa sem fins comerciais. Descreve também a pesquisa clínica com humanos como procedimentos para avaliar a eficácia de medicamentos, a distribuição de fatores de risco de doenças e os efeitos de fatores sobre a saúde.

A lei estipula a formação de um sistema de análise ética, gerido pelos comitês de ética em pesquisa, com o intuito de assegurar a dignidade, segurança e bem-estar dos participantes. Entre suas diretrizes está a criação de um protocolo para inclusão de participantes em situações de emergência e um programa que assegure o fornecimento gratuito de medicamentos experimentais, que só poderá ser interrompido pelo próprio participante ou em casos específicos como cura ou reação adversa.

O capítulo dedicado à proteção dos participantes detalha a necessidade de consentimento expresso de indivíduos comuns, crianças, adolescentes e pessoas legalmente incapazes, com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Finalmente, a legislação aborda as responsabilidades de patrocinadores e pesquisadores, além de regulamentar a fabricação, importação e exportação de produtos utilizados nas pesquisas, o armazenamento de dados e materiais biológicos humanos, e estabelece normas para a publicidade, transparência e monitoramento das atividades de pesquisa, reforçando a fiscalização pela autoridade sanitária.

Vetos

O presidente Lula vetou dois artigos. Um deles permitia a venda de medicamentos experimentais aos participantes após cinco anos do término do estudo, por considerar que a interrupção da oferta fere os direitos dos participantes e compromete a ética das pesquisas. O outro veto foi ao trecho que exigia notificação ao Ministério Público sobre a participação de indígenas em pesquisas, argumentando que isso violaria o princípio da isonomia.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS