MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Senado sabatina no dia 19 indicados ao TST e à Corregedoria do CNJ
Sabatina

Senado sabatina no dia 19 indicados ao TST e à Corregedoria do CNJ

Advogado Antônio Fabrício foi indicado ministro do TST; ministro Mauro Campbell deverá ser novo corregedor Nacional de Justiça.

Da Redação

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Atualizado às 13:10

A CCJ do Senado deverá realizar, no próximo dia 19, duas sabatinas.

A primeira é a do advogado Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, indicado ao cargo de ministro do TST.

Na mesma reunião, devem ouvir o ministro do STJ Mauro Luiz Campbell Marques, eleito para o cargo de corregedor do CNJ para o biênio 2024/2026.

 (Imagem: Nelson Jr./SCO/STF | Reprodução Facebook)

Senado sabatina Antônio Fabrício, indicado ao TST, e Mauro Campbell, indicado à corregedoria do CNJ.(Imagem: Nelson Jr./SCO/STF | Reprodução Facebook)

Currículos

Antônio Fabrício de Matos Gonçalves é um advogado trabalhista experiente com atuação desde 1993, especializado em processos e sustentações orais principalmente no TRT da 3ª região e no TST.

Graduou-se em Direito pela PUC Minas em 1992 e aprofundou seus estudos com uma pós-graduação em Direito de Empresa pela IEC/PUC/Fundação Dom Cabral em 1996. Em 2002, concluiu o mestrado em Direito do Trabalho na PUC Minas e foi aprovado em 1º lugar no doutorado em Direito do Trabalho pela UFMG em 2014.

Desde 1999, Antônio é professor de Direito do Trabalho na graduação e pós-graduação da PUC Minas. Em 2015, tornou-se sócio-proprietário do escritório ASAF - Antônio Fabrício e Alex Santana Sociedade de Advogados, onde atua tanto na advocacia consultiva quanto contenciosa, lidando com conflitos trabalhistas individuais e coletivos.

Com vasto currículo e reconhecida experiência no Direito do Trabalho, Antônio Fabrício deverá preencher a vaga deixada pelo ministro Emmanoel Pereira, que se aposentou em outubro de 2022.

Natural de Manaus, Mauro Campbell Marques se formou em Direito pelo Unibennett - Centro Universitário Metodista Bennett. É o atual diretor-geral da Enfam - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, além de integrar a Corte Especial, a 1ª seção e a 2ª turma do STJ.

O ministro já atuou como professor, advogado, secretário de Estado de Justiça, de Segurança Pública, de Controle Interno, Ética e Transparência no Amazonas. Antes de chegar ao STJ, foi membro do Ministério Público por 21 anos e chefiou a instituição em seu Estado por três vezes, sempre eleito pelos seus pares.

A vasta experiência na gestão pública contribuiu para sua atuação na 1ª seção, sobretudo nas órbitas do Direito Administrativo sancionador e do Direito Financeiro, Tributário e Previdenciário, áreas onde costuma produzir marcos relevantes para a jurisprudência nacional.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...