MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. "Kit covid": MP/SP denuncia diretores da Prevent Senior por crimes na pandemia
Tratamento ineficaz

"Kit covid": MP/SP denuncia diretores da Prevent Senior por crimes na pandemia

Denúncia inclui homicídio culposo e exposição de pacientes a tratamentos ineficazes.

Da Redação

quinta-feira, 6 de junho de 2024

Atualizado às 16:03

O MP/SP apresentou à Justiça, nesta quarta-feira, 5, uma denúncia contra vários diretores da operadora de saúde Prevent Senior. Eles são acusados de delitos cometidos nos hospitais do grupo durante a pandemia de coronavírus. Conforme o MP, dez diretores e um médico são acusados de homicídio culposo relacionado à morte de sete pacientes, supostamente decorrente de tratamentos ineficazes contra a covid-19.

Segundo o promotor Everton Zanella, a imputação é de que foram feitos experimentos com medicamentos não-adequados e que isso, devido a comorbidades e o histórico que o paciente já tinha, esse tratamento acabou contribuindo para a sua morte.

Além disso, 13 diretores foram denunciados por crime de perigo, pois teriam exposto pacientes ao risco com o uso do chamado "kit covid", que inclui hidroxicloroquina e outros itens sem eficácia comprovada.

 (Imagem: Freepik)

MP/SP denuncia diretores da Prevent Senior por "kit covid" na pandemia.(Imagem: Freepik)

Alguns diretores foram denunciados por ambos os crimes. Os nomes dos acusados estão sob sigilo para proteger a identidade dos pacientes. Oito médicos, por outro lado, firmaram acordos de não persecução penal e não foram denunciados.

As acusações de homicídio culposo recaem sobre os diretores, pois os médicos teriam sido coagidos a prescrever os tratamentos ineficazes. O procurador-Geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, enfatizou que as acusações não se estendem à empresa, mas às pessoas envolidas.

Adicionalmente, o MP propôs ao Congresso Nacional um projeto de lei para definir o crime de exposição a perigo em experimentos científicos sem consentimento.

O inquérito foi aberto em setembro de 2021 e analisou mortes entre março de 2020 e setembro de 2021. Após um TAC assinado em outubro de 2021, a empresa comprometeu-se a cessar a distribuição do "kit covid" e a realização de estudos experimentais. Durante a investigação, prontuários de 189 pacientes foram revisados, e depoimentos de familiares foram coletados. Documentos de diversas CPIs também foram incorporados ao inquérito.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...