MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ julga tributo em vendas a pessoas físicas na Zona Franca de Manaus
PIS/Cofins

STJ julga tributo em vendas a pessoas físicas na Zona Franca de Manaus

A decisão de afetar os recursos ao rito repetitivo visa evitar decisões conflitantes nas instâncias inferiores e garantir que a interpretação do STJ prevaleça, contribuindo para a previsibilidade nas relações comerciais.

Da Redação

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Atualizado às 16:08

A 1ª seção do STJ, sob o rito dos recursos repetitivos (Tema 1.239), irá definir tese sobre a incidência da contribuição PIS/Cofins sobre as receitas geradas pelas vendas de mercadorias de origem nacional realizadas a pessoas físicas dentro da área abrangida pela Zona Franca de Manaus.

O que é a Zona Franca de Manaus?

ZFM - Zona Franca de Manaus foi criada em 1967 como uma área de livre comércio com incentivos fiscais para desenvolver a região amazônica. Em 2013, esses incentivos foram prorrogados até 2073. A ZFM visa criar um centro industrial, comercial e agropecuário na Amazônia, superando as dificuldades locais e a distância dos centros consumidores.

Ao afetar os REsps 2.093.050 e 2.093.052 ao rito dos repetitivos, o colegiado determinou a suspensão da tramitação de todos os recursos especiais e agravos em recursos especiais em segunda instância ou no STJ sobre o tema. A medida visa uniformizar o entendimento sobre a questão, evitando decisões conflitantes nos tribunais inferiores.

O relator dos recursos, ministro Gurgel de Faria, destacou a importância da decisão, afirmando que, além de a controvérsia nunca ter sido discutida no sistema de precedentes qualificados, existem múltiplas ações sobre o tema. "Apenas na base de dados do STJ, foram localizados oito acórdãos e 361 decisões monocráticas tratando da matéria", afirmou o ministro. Ele ressaltou que a definição da tese contribuirá para a segurança jurídica e a previsibilidade nas relações comerciais envolvendo a Zona Franca de Manaus.

 (Imagem: Lalo de Almeida/ Folhapress)

STJ definirá incidência de PIS/Cofins sobre vendas na Zona Franca de Manaus.(Imagem: Lalo de Almeida/ Folhapress)

A decisão de afetar os recursos ao rito dos repetitivos foi tomada para assegurar uma análise aprofundada e uniforme da questão, proporcionando uma orientação clara e vinculante para as instâncias inferiores.

Com a suspensão da tramitação dos recursos relacionados ao tema, o STJ busca evitar a proliferação de decisões divergentes e garantir que a interpretação do Tribunal Superior prevaleça.

Patrocínio

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.