MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Morre, aos 101 anos, o desembargador do TJ/PE João David de Souza Filho
Falecimento

Morre, aos 101 anos, o desembargador do TJ/PE João David de Souza Filho

Tribunal destacou trajetória e legado dessa figura emblemática do Judiciário de Pernambuco.

Da Redação

domingo, 9 de junho de 2024

Atualizado às 07:47

Faleceu na última sexta-feira, 7, aos 101 anos, o desembargador do TJ/PE João David de Souza Filho, notável figura do Judiciário de Pernambuco. Ele completaria 102 anos no dia 30 deste mês. 

Nascido em 30 de junho de 1922, João David de Souza Filho teve uma carreira jurídica que se entrelaça com a história do Judiciário de Pernambuco. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco em 1947, foi aprovado no mesmo ano em concurso para juiz do TJ/PE, impulsionado pelo incentivo de seu pai. "Assim que o Tribunal publicou o edital, ele me surpreendeu e me mandou para o Recife fazer a inscrição. Fui aprovado com nota 9,5", recordou em uma entrevista em 2022.

 (Imagem: Reprodução|TJ/PE)

Morre João David de Souza Filho, um dos ícones do Judiciário pernambucano.(Imagem: Reprodução|TJ/PE)

Após ser nomeado juiz de Direito em 1948, João David atuou em diversas comarcas antes de ser promovido a desembargador em 1984, e posteriormente ocupou os mais altos cargos no Judiciário estadual, incluindo a presidência do TJ/PE. Durante sua gestão, promoveu a expansão do Judiciário, com a criação de novas comarcas e varas. Ao se aposentar em 1992, deixou um legado de inovações e melhorias significativas para o sistema judiciário de Pernambuco.

Em suas próprias palavras, João David expressou um profundo amor pela magistratura, mesmo após a aposentadoria.

"Eu adoro a minha profissão. Mesmo agora na aposentadoria, acho que o tempo melhor que eu passei na minha vida foi como magistrado em atividade. Quando me perguntam qual a minha profissão, eu sempre digo 'magistrado'. Tenho um apreço muito grande pela magistratura do meu estado".

Luto

O presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, decretou cinco dias de luto oficial, reconhecendo a perda como significativa para o Judiciário do Estado.

"Trata-se de uma grande perda para todo o Judiciário pernambucano. Fica o legado de uma vida inspiradora para todos nós. O desembargador João David foi um exemplo de trabalho, competência e honradez em todos os sentidos. Que Deus conforte o coração de familiares, parentes e amigos."

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.