MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SP: Financeira deve readequar juros excessivos em contrato de carro
Taxa de juros

TJ/SP: Financeira deve readequar juros excessivos em contrato de carro

O relator do caso destacou a importância da revisão dos juros em situações de abusividade, em conformidade com o CDC, e a necessidade de readequação dos valores pagos em excesso pela instituição financeira.

Da Redação

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Atualizado às 18:28

A 16ª câmara de Direito Privado do TJ/SP determinou a readequação dos juros cobrados e a devolução dos valores pagos em excesso em um contrato de financiamento de veículo. O colegiado decidiu a favor de um consumidor que processou a instituição financeira alegando a cobrança abusiva de juros.

O consumidor, que havia financiado a compra de um veículo, entrou com uma ação revisional contra a instituição financeira, alegando que os juros aplicados eram abusivos e superiores à taxa média de mercado.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP decide a favor de consumidor em ação contra instituição financeira por cobrança abusiva de juros.(Imagem: Freepik)

O tribunal, em decisão unânime, acolheu parcialmente o recurso do autor. O relator do caso, desembargador Marcelo Ielo Amaro, concluiu que os juros remuneratórios praticados no contrato eram excessivos.

O contrato estipulava juros de 3,50% ao mês e 51,11% ao ano, enquanto a taxa média de mercado informada pelo Banco Central na época era de 1,49% ao mês e 19,46% ao ano.

O relator destacou que a revisão dos juros é permitida em situações em que se comprove abusividade e desvantagem exagerada para o consumidor, conforme previsto no CDC.

Assim, o tribunal reformou parcialmente a sentença de primeira instância, ajustando os juros do contrato à média de mercado e ordenando a restituição dos valores pagos em excesso.

O escritório Guarita & Thomaz de Aquino Sociedade de Advogados atua no caso.

Leia o acórdão.

Guarita & Thomaz de Aquino Sociedade de Advogados

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...