MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SP mantém pena a filho que não prestou assistência à mãe com câncer
Crime

TJ/SP mantém pena a filho que não prestou assistência à mãe com câncer

Testemunhas evidenciaram que o filho, responsável legal pelo cuidado da mãe, a deixava sozinha em situação de perigo iminente, impedindo o acesso de profissionais de saúde e negligenciando tratamentos necessários.

Da Redação

domingo, 16 de junho de 2024

Atualizado às 13:17

A 11ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP confirmou condenação de um homem por deixar de prestar assistência e expor sua mãe ao perigo.

A sentença, proferida pelo juiz de Direito Fabiano da Silva Moreno, 3ª vara Criminal de Marília, impôs penas de quatro anos, oito meses e 18 dias de reclusão, além de dois anos, um mês e três dias de detenção, a serem cumpridas em regime inicial aberto.

De acordo com os autos, o homem residia com sua mãe, que sofria de depressão, parkinson e câncer de mama, sendo responsável por seus cuidados. No entanto, ele foi negligente, chegando a deixar de buscar nos postos de saúde os suplementos prescritos para ela.

Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, policiais civis encontraram a vítima em estado grave de debilidade e a encaminharam a uma instituição de acolhimento de idosos, onde foram constatadas as péssimas condições a que estava submetida. A idosa faleceu pouco tempo depois.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP mantém pena a filho que não prestou assistência à mãe com câncer.(Imagem: Freepik)

No voto, o relator do recurso, desembargador Tetsuzo Namba, destacou que a conduta criminosa do acusado foi comprovada por provas e testemunhos. O relator considerou as narrativas das testemunhas, que evidenciaram a conduta negligente do apelante. Segundo os relatos, o réu, filho da vítima e responsável legal por seus cuidados, deixava-a sozinha em situação de iminente perigo.

Além disso, o magistrado verificou que o filho impedia o acesso dos profissionais de saúde, interrompendo os tratamentos necessários, e não a levava para consultas e exames pré-operatórios. 

"-O réu- impossibilitava, inclusive, sua irmã de comparecer ao local para prestar auxílio à mãe, que estava muito debilitada. Ele ainda, deixou de fornecer alimentação e suplementação necessária, mantendo a vítima em condições precárias e desumanas, em local sujo e sem cuidados básicos de higiene. Agravando seu quadro de saúde e resultando em sua morte", acrescentou. 

Diante disso, o relator concluiu que o filho praticou os delitos imputados.

O colegiado, por unanimidade, acompanhou o entendimento.

Leia o acórdão

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA