MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TRF-3 reconhece trabalho em lavoura de cana como especial e concede aposentadoria
Aposentadoria

TRF-3 reconhece trabalho em lavoura de cana como especial e concede aposentadoria

Magistrados consideraram exposição a tóxicos orgânicos e agentes biológicos em atividades laborais, concedendo aposentadoria por tempo de contribuição.

Da Redação

domingo, 21 de julho de 2024

Atualizado em 19 de julho de 2024 15:23

O TRF da 3ª região reconheceu como especial o tempo de serviço em que uma trabalhadora atuou em lavoura de cana-de-açúcar e em serviços gerais, determinando que o INSS conceda a ela a aposentadoria por tempo de contribuição. Decisão da 10º turma baseou-se na comprovação de que as atividades laborais da segurada foram realizadas em condições prejudiciais à saúde.

A segurada acionou a Justiça para requerer o reconhecimento de tempo especial por ter trabalhado em condições insalubres no período de 1985 a 2019. A Justiça Estadual em Santa Adélia/SP reconheceu a especialidade entre 1985 e 2017 e determinou a concessão de aposentadoria por tempo de contribuição. Contudo, o INSS recorreu ao TRF-3 solicitando a reforma da sentença. O colegiado, no entanto, manteve a concessão do benefício.

 (Imagem: Freepik)

TRF-3 reconhece trabalho em lavoura de cana como especial.(Imagem: Freepik)

Documentos apresentados confirmaram que a trabalhadora, durante o período em que atuou no cultivo de cana-de-açúcar, esteve exposta a produtos químicos como o hidrocarboneto policíclico aromático. Além disso, a autora da ação trabalhou como auxiliar de serviços gerais, realizando atividades de limpeza em creches, escolas municipais, órgãos públicos e coleta de lixo, incluindo banheiros públicos e coletivos.

"A exposição do trabalhador na lavoura da cana-de-açúcar a tóxicos orgânicos permite o enquadramento no item 1.2.11 do decreto 53.831/64", disse o desembargador Baptista Pereira, relator do processo. O magistrado também reconheceu como especial o trabalho de serviços gerais, considerando a exposição a agentes biológicos, conforme previsto no item 1.3.4 do decreto 83.080/79.

"Somados os períodos de atividade especial com os períodos comuns constantes da CTPS e averbados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), perfaz a autora, até a data do requerimento administrativo (5/2/2019), tempo suficiente para a aposentadoria integral por tempo de contribuição."

Ficou, portanto, mantida a concessão da aposentadoria integral.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...